"Caminhada capitular"

Provincial: “Juntos, damos os primeiros passos nesta caminhada capitular”

De todo o mundo, em representação de 137 países, 225 capitulares chegaram a Turim e, juntos, damos os primeiros passos nesta caminhada capitular”.  Uma edição especial da comunicação do Provincial “Nós” promete relatar os principais momentos da reunião e a experiência dos representantes da Província Portuguesa da Sociedade Salesiana.

Em Turim, a participar na reunião, o Provincial, Pe. Tarcízio Morais, enviou aos membros da Província a comunicação regular “Nós”. Nesta edição especial sobre o Capítulo Geral 29, que decorre em Turim até dia 12 de abril,  o Provincial relata os principais acontecimentos vividos nestes dias, com destaque para a intervenção inicial do Vice-Reitor-Mor, Pe. Stefano Martoglio, que preside ao Capítulo.

“Há um forte desejo e expectativa de que este seja um Capítulo Geral corajoso, em que as coisas sejam ditas, sem se perder em frases exatas, bem costuradas, mas que não tocam a vida. Há um forte desejo de dar à Congregação um impulso para o futuro. Em geral, os irmãos desejam uma Congregação fiel ao Senhor e a Dom Bosco, em que todos, como Salesianos de Dom Bosco, vivam com a paixão intensa por Deus e pela missão juvenil”, afirmou o Pe. Stefano na abertura.

O Provincial destaca a intervenção do Pe. Pascual Chávez, Superior da Congregação Salesiana entre 2002 e 2014, nos exercícios espirituais, que decorreram entre 17 e 20 de fevereiro, e a visita ao Colle D. Bosco e aos lugares da juventude de João Bosco em Chieri no final desses dias de preparação.

“Continuai a rezar por nós para que vivamos iluminados pelo Espírito do Senhor a renovação da nossa cara Congregação”, conclui o Pe. Tarcízio Morais.

Na comunicação, o Delegado da Província ao Capítulo, Pe. João Chaves, também faz um relato da experiência: “Sou hoje consciente de que não poderia ser de outra forma. Não estamos aqui para organizar o plano estratégico de uma multinacional, mas para acolher aquilo que Deus quer do carisma salesiano nos dias de hoje e nas atuais circunstâncias. O principal sujeito não pode ser cada um de nós, mas desejamos que seja o Espírito Santo”.

Leia também  Nigéria: Mesmo em tempos de pandemia, a assistência salesiana aos ex-meninos de rua continua

A reunião magna da Congregação prossegue agora os trabalhos com a análise dos Relatórios do Reitor-Mor e do Conselho Geral, o documento base para refletir sobre as várias realidades da missão salesiana.

Os dois representantes da Província integram a 5.ª Comissão, de língua portuguesa e italiana, presidida pelo português Pe. José Aníbal Mendonça, Provincial da Visitadoria da Universidade Pontifícia Salesiana de Roma, em que o Pe. Tarcízio é também relator/porta-voz.

Artigos Relacionados