Nasceu em Malta, professou na Congregação Salesiana em 1980 e foi ordenado sacerdote em 1987. Foi Conselheiro Geral para a Pastoral Juvenil Salesiana entre 2008 e 2020. Nesse período foi responsável pela publicação do Quadro de Referência da Pastoral Juvenil, documento fundamental da Pastoral Salesiana. Em 2016, o Papa Francisco nomeou-o Consultor do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida. Foi hoje eleito Reitor-Mor da Congregação Salesiana.
O Pe. Fabio Attard nasceu a 23 de março de 1959 na ilha de Gozo, Malta. Cresceu em Victoria, onde frequentou a escola pública. A sua vocação começou a tomar forma durante os anos que passou no Seminário Maior de Gozo, entre 1975 e 1978. Frequentou o aspirantado salesiano no Savio College em Dingli, Malta, e o noviciado em Dublin, na Irlanda.
Em 8 de setembro de 1980, emitiu a profissão religiosa como Salesiano de Dom Bosco em Maynooth, Irlanda. Foi ordenado sacerdote a 4 de julho de 1987.
Formado em Teologia pela Pontifícia Universidade Salesiana (UPS) e em Teologia Moral pela Academia Alfonsiana de Roma.
De 1988 a 1991, fez parte do grupo de Salesianos que iniciaram a nova presença da Congregação na Tunísia, num contexto de prevalência não cristã, onde lançou as bases do serviço evangélico e educativo. De volta a Malta, assumiu funções de liderança como Reitor da Escola Salesiana de São Patrício e do Oratório Salesiano, de 1993 a 1996.
Em 1999, o Pe. Attard concluiu o doutoramento sobre o tema da consciência nos sermões anglicanos de John Henry Newman, no Milltown Institute for Philosophy and Theology. Passou a integrar o corpo docente da Universidade Pontifícia Salesiana, colaborando na orientação de teses de doutoramento na Academia Alfonsiana e contribuindo para a formação académica de futuros teólogos.
Dar voz aos jovens
Foi Conselheiro Geral para a Pastoral Juvenil entre 2008 e 2020, no segundo mandato do Pe. Pascual Chávez (2008-2014) e no primeiro mandato do Cardeal D. Ángel Fernández Artime (2014-2020).
Sob a sua coordenação, foi publicado em 2013 o Quadro de Referência da Pastoral Juvenil Salesiana, um documento fundamental que definiu as diretrizes para o trabalho pastoral salesiano a nível mundial.
O Padre Attard promoveu também iniciativas como o Congresso Internacional sobre Pastoral Juvenil e Família, que se realizou em Madrid em 2017, e coordenou as atividades voltadas para problemas como a marginalização, a pobreza e as migrações.
Fortaleceu os programas de voluntariado missionário e consolidou a educação técnica e profissional (TVET) com iniciativas como Don Bosco Tech Africa e Don Bosco Tech ASEAN, representando os Salesianos em importantes fóruns internacionais dedicados a políticas de juventude, migração e emprego juvenil em Bruxelas e em Nova York.
Além das funções administrativas, o Pe. Fabio Attard sempre se destacou como um construtor de pontes entre teologia e pastoral. Em 2005, fundou e dirigiu em Malta o Instituto de Formação Pastoral, dedicado à formação de leigos comprometidos na pastoral. Continuou a lecionar como professor visitante na Universidade Pontifícia Salesiana, contribuindo para o desenvolvimento intelectual e espiritual dos educadores salesianos e seus colaboradores.
Em 2018, o Papa Francisco nomeou-o Consultor do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.
Participou no Sínodo dos Jovens onde evidenciou o seu compromisso de dar voz aos jovens e promover uma maior integração na vida da Igreja.
No final do mandato como Conselheiro Geral, o Pe. Attard foi encarregado de coordenar a Formação Salesiana e Laical na Europa de 2020 a 2023.
11.º Sucessor de Dom Bosco
Como novo Reitor-Mor, o Pe. Fábio Attard vai conduzir uma Congregação formada por 13.750 Salesianos consagrados, organizados em 92 inspetorias, presentes em 136 países.
Com a sua profunda espiritualidade, visão carismática, brilhante percurso académico e décadas de experiência, está preparado para animar e governar a Congregação Salesiana e a Família Salesiana no século XXI.
A sua eleição representa um novo alvorecer para a Congregação Salesiana, que, sob a sua liderança, continuará a crescer como força mundial pela educação, pela evangelização e pela transformação social.
O Padre Attard saberá envolver e motivar Salesianos, colaboradores leigos e jovens em todo o mundo a continuar a missão de Dom Bosco: ser testemunhas e portadores do amor de Deus aos jovens, especialmente os mais necessitados.
Sob a sua liderança, a Congregação Salesiana continuará a florescer, levando adiante o sonho de Dom Bosco e transformando a vida de milhares de jovens em todo o mundo.