No dia 11 de novembro D. Rino Passigato presidiu à Eucaristia que marcou o início das comemorações dos 10 anos da canonização de Nuno Álvares Pereira (1360-1431), monge carmelita canonizado em 2009, padroeiro do Escutismo Católico Português.
A Igreja assinala a 6 de novembro o dia litúrgico de São Nuno de Santa Maria. A comunidade paroquial de Santo Condestável celebrou esta data com uma série de iniciativas que exaltaram o nome e a memória do seu orago.
As celebrações começaram com um tríduo de preparação nos dias 3, 4 e 5 de novembro com o canto da Hora de Vésperas e pregação sobre a santidade de São Nuno de Santa Maria, exaltando o seu valor enquanto homem virtuoso, militar santo e monge humilde e dedicado, mas, sobretudo, sublinhando quanto a espiritualidade do Condestável continua atual e necessária para os dias de hoje.
O dia 6 de novembro foi marcado com duas Eucaristias. Às 9.30h a celebração eucarística foi presidida pelo pároco e contou com a participação de numerosos fiéis e de algumas instituições presentes no território da paróquia como o centro de dia Santa Casa da Misericórdia. Às 19.30h a Eucaristia foi presidida pelo Bispo Auxiliar de Lisboa, D. Joaquim Mendes. Na sua homilia, o Bispo recordou que “São Nuno diz-nos que é possível viver a fé e seguir Jesus Cristo em todas as realidades humanas, familiares, sociais, políticas, militares e religiosas. Ser santo é possível em todos os estados de vida”. Esta Eucaristia foi abrilhantada pelo coro composto pelos pais das crianças da catequese.
A comunidade reuniu-se ainda para celebrar São Nuno na Eucaristia dominical das 12.00h do dia 11 de novembro. Esta Eucaristia ficou marcada pela abertura oficial das celebrações do décimo aniversário da canonização de São Nuno de Santa Maria ocorrida em Roma, a 26 de abril de 2009 pelo Papa Bento XVI. A celebração foi presidida pelo Núncio Apostólico em Portugal, sua excelência reverendíssima D. Rino Passigato. A comunidade acorreu em massa e festiva, apesar da chuva que se fez sentir. Na sua homilia, o Sr. Núncio Apostólico exaltou a santidade de São Nuno de Santa Maria ligando-a com as leituras próprias da festa. Salientou que São Nuno foi um dos “homens ilustres” que canta o livro de Ben Sirá e que foi capaz de, em toda a sua vida, tomar a cruz e seguir Jesus Cristo. As suas palavras e gestos, feitos e conquistas, foram sempre inspirados e oferecidos a Deus para a sua maior glória e pelo bem da pátria.
No final da Eucaristia seguiu-se um momento de convívio para toda a comunidade na cripta da Igreja com um pequeno magusto. Mais um momento para ajudar a reforçar laços e crescer na alegria de ser família de famílias como desafia o Papa Francisco. O senhor Núncio partilhou depois o almoço com a comunidade salesiana de Lisboa que participou ativamente em todas as celebrações.
Fica o agradecimento a todos os que ajudaram a que estas celebrações fossem tão belas e participadas: coros, acólitos, leitores, ao senhor D. Joaquim, ao Sr. D. Rino, aos membros do conselho pastoral paroquial, aos catequistas, à Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém e a todos os paroquianos. Esta celebração foi realmente um momento especial que queremos continuar ao longo do ano, celebrando a santidade de São Nuno com diversas iniciativas culturais, lúdicas e celebrativas.
Que São Nuno de Santa Maria, do céu, interceda por esta comunidade paroquial, por Portugal e por cada um. Que possamos também nós, como ele, fazer da nossa vida uma oferta agradável a Deus e assim, quando for o momento, possamos dizer como proclamado na segunda leitura da sua festa: “combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé!” (2 Timóteo, 4).