Banda Juvenil Salesiana de Poiares celebrou 20 anos de existência

Banda Juvenil Salesiana de Poiares celebrou 20 anos de existência

O projeto está ligado à história salesiana em Portugal e à presença Salesiana em Poiares da Régua, interrompida em 2018 com o encerramento do Colégio Salesiano. Este ano completaram 20 anos de existência.

Constituída por muitos antigos alunos salesianos, a fundação da filarmónica em 2005 teve como objetivo criar um projeto de inclusão social através da música de jovens de meios mais desfavorecidos. 

Ao jornal A Voz de Trás-os-Montes, o músico e diretor da banda, Luís Pereira, recordou: “Quando o colégio encerrou, era desejo das entidades públicas e da comunidade manter a banda”. Com a saída dos Salesianos de Poiares, a Banda Juvenil manteve a sua atividade com o apoio de várias instituições locais, entre elas a União de Freguesias de Poiares e Canelas e a Câmara Municipal de Peso da Régua, e um acordo de comodato com os Salesianos que cede os instrumentos e o fardamento.

Ao longo dos anos, a Banda Juvenil Salesiana de Poiares tem participado em muitos eventos salesianos no nosso país promovidos pela Pastoral Juvenil e pela Família Salesiana.

Em 2015, a Banda Juvenil Salesiana realizou uma digressão em Itália, com participação na Expo Milão 2015.

Fotografias: Banda Juvenil Salesiana de Poiares

Artigos Relacionados