Capítulo Provincial 2016: Mensagem dos Capitulares aos irmãos salesianos

O Capítulo Provincial 2016 chegou ao fim com a realização da segunda e última sessão de 21 a 23 de março. A primeira sessão decorreu entre os dias 27 e 30 de Dezembro.

Lisboa, 23 de março de 2016

A nossa história e o tempo em que vivemos, as vivências do mundo juvenil e a missão que desenvolvemos, desafiam a nossa esperança, o nosso arrojo, a nossa fé. Somos consagrados que fazem a experiência feliz do Evangelho da Alegria, assumindo a primazia de Deus como opção de vida, a fraternidade como profecia e o serviço aos jovens como missão criativa. Uma missão sempre nova, porque assim são também os jovens: novos, criativos, ávidos do Evangelho, “buscadores” de Deus.

São desafiadoras as necessidades dos jovens, sobretudo dos mais pobres, dos que mais necessitam de nós, da nossa presença, do nosso tempo, da nossa vida. Assim fez D. Bosco nas ruas de Turim, respondendo a cada jovem com a palavra certa, com o agir adequado, com a proposta desafiante.

Ontem como hoje, não podemos ficar indiferentes ao que isto significa para um filho de D. Bosco. Com radicalidade evangélica, aprendemos a descobrir Deus nos jovens. Neles encontramos a “Cristo que passa”. Neles realizamos a nossa opção por Cristo; neles, Cristo torna-se a nossa razão de educar e de evangelizar.

Cada vez mais as nossas presenças querem ser expressão da alegria que sentimos. Na nossa ação, nas mil tarefas que desenvolvemos, o nosso fim não quer ser outro, se não a salvação da juventude. Somos sensíveis aos processos de exclusão que afetam uma parte significativa dos jovens no território da nossa Província. Neste Capítulo, estamos, por isso, em busca de respostas adequadas às emergências educativas dos mais frágeis. Embora nos seja difícil definir como, queremos dar sinais de proximidade, de resposta adequada a tantos jovens que precisam de nós. 

Leia também  Viver a JMJ: A paz e os jovens caminham juntos

Sabemos que a opção pelos pobres não é negociável nem redutível a obras ou presenças, pois ela deve ser a nossa opção de vida! Os jovens precisam que nós, salesianos, sejamos salesianos! Precisam que continuemos a nossa ação entre eles de forma significativa, em presenças onde se impulsiona uma experiência cada vez mais autêntica e generosa; com um Projeto Provincial que nos indique claramente quais as mudanças necessárias para tornar visível e significativa a vida salesiana, em fidelidade às nossas Constituições; um Projeto que expresse a nossa vocação de educadores e evangelizadores dos jovens, atuando com os critérios carismáticos recebidos de D. Bosco (C 10); num processo de renovação do caráter profético da nossa existência, do nosso ser e do nosso fazer, para viver com mais radicalidade e transparência o testemunho do Bom Pastor e o lema “da mihi animas coetera tolle”.

O segredo para tal está em cada um de nós, salesianos: na nossa capacidade de viver felizes e de testemunhar essa felicidade; na nossa capacidade de estar com os jovens e de os amar como são e onde estão. Sentimos que somos capazes; mas, reconhecendo que somos menos, precisamos de fazer opções, a fim de estarmos onde somos mais necessários, para aí responder com generosidade e entrega, testemunhar a nossa fé pela forma de viver, propor uma cultura inspirada no Evangelho. 

Nesta tarefa, não estamos sós: connosco há muitos leigos corresponsáveis que encontram no carisma salesiano a inspiração para o seu viver, multiplicando dessa forma o nosso espírito e a nossa ação. Nesta tarefa estão, sobretudo, muitos jovens que connosco aprendem e continuarão a aprender a ser homens e mulheres de confiança, cidadãos ativos no mundo, cristãos comprometidos com a sua fé, protagonistas do mundo novo.

Leia também  Dom Bosco, educador da misericórdia

Não queremos deixar passar este Capítulo Provincial sem nos desafiarmos! Este é o nosso tempo! Não temos outro! Este é, para nós, o tempo da “medida alta”! A primazia de Deus acontece no nosso presente, a fraternidade vive-se hoje, o serviço aos jovens é garantia do nosso futuro! Avancemos até à temeridade, se for para salvar os jovens! Avancemos com o Evangelho como força para a nossa vida!

Percorramos o caminho da esperança e da alegria, do teatro dos sonhos, do desporto permanente, da música da esperança e do pátio das correrias, do anúncio pleno e da realidade nova! E, assim viveremos a graça da unidade que a espiritualidade que nos carateriza nos faz viver!

O Capítulo Provincial não acaba aqui: continua com a implicação e o envolvimento dos irmãos no que aí vem de futuro e esperança! Contamos com todos!

Feliz Páscoa!

Artigos Relacionados

Leave a Reply