Luís Versiglia nasce em Oliva Gessi, na província de Pavia, a 5 de junho de 1873. No final da sua infância ajudava na eucaristia, tanto que as pessoas o imaginavam sacerdote, mas Luís não queria nem ouvir falar disso, porque desejava tornar-se veterinário. Foi o décimo segundo a ser acolhido por Dom Bosco, que o fascinou a tal ponto de o fazer mudar de ideias.
Luís Versiglia foi recebido, aos doze anos, por Dom Bosco em Valdocco. Cresceu no ambiente do Oratório. Foi noviço modelo em Foglizzo, junto de Turim e, aos 16 anos, emitiu os votos religiosos na Congregação Salesiana, a 11 de outubro de 1889.
Quando estudava filosofia na casa de Valsalice, em Turim (1889-90), escreveu ao diretor espiritual dizendo que o seu desejo de ser missionário crescia cada vez mais. Frequentando a Universidade Gregoriano de Roma (1890-93), concilia o estudo com o apostolado entre os rapazes do oratório salesiano do “Sacro Cuore”, com grandes êxitos num e noutro campo. Licenciado em Filosofia, foi diretor do noviciado de Genzano, em Roma. Era exigente e prático, mas afável, humilde e amigo. Chefiou a primeira expedição salesiana à China, em 1906. Em Macau transformou um pequeno orfanato numa moderna escola profissional para órfãos. Foi sagrado Bispo em Cantão, em 1921.
Em 12 anos de missão, de 1918 a 1930, o bispo Versiglia criou 55 estações missionárias primárias e secundárias em relação às 18 encontradas; ordenou 21 sacerdotes; formou dois religiosos leigos, 12 irmãs locais e 10 estrangeiras; deixou 31 catequistas (18 mulheres); 39 professores (oito professoras) e 25 seminaristas. Levou ao Batismo três mil cristãos convertidos, em comparação com os 1479 encontrados quando chegou. Abriu um orfanato, uma casa de formação para catequistas, uma escola para catequistas; o Instituto D. Bosco, com escolas profissionais, secundárias e de magistério para rapazes; o Instituto Maria Auxiliadora para as meninas; um lar para os idosos; dois dispensários de medicamentos; e a Casa do Missionário, como gostava que fosse chamada a sede episcopal.
Juntamente com Pe. Calisto Caravario, missionário salesiano, em visita pastoral à missão em Linchow, foi morto no dia 25 de fevereiro de 1930 por um grupo de piratas.
Foi canonizado no dia 1 de outubro de 2000 por João Paulo II. A festa de São Luís Versiglia celebra-se a 25 de fevereiro.