De certeza que já usaste um carimbo, ou então que viste alguém usar. Provavelmente também já precisaste de um documento carimbado; normalmente costumam ser os documentos oficiais, que precisam de reconhecimento, ou seja, de ter a sua origem identificada. Costumam ter o símbolo da empresa, o motivo do carimbo ou até mesmo a data.
Este ano que agora está a começar traz-nos um desafio: que a nossa vida seja carimbada por D. Bosco. E quem diz D. Bosco não tem outra “escapatória” possível que não seja carimbada por Cristo, pois assim foi a vida do nosso fundador.
Ter o carimbo salesiano não é simples, mas para nós jovens implica fazer opções contra-corrente e a favor dos valores do evangelho. O alegre protagonismo que D. Bosco incutia nos seus rapazes não é fácil de colocar em prática. Temos muitos exemplos de santidade na nossa grande família salesiana e ainda uma Mãe Auxiliadora que nos protege e indica o caminho desde que colocamos o pé numa casa de D. Bosco. Temos também tantos salesianos, salesianas e leigos que nos querem acompanhar enquanto crescemos como cristãos e cidadãos!
Já há algum tempo que sabemos qual o lema do Reitor-Mor para este ano de festa. “Como D. Bosco com os jovens, para os jovens”. Todos os que de alguma forma estamos carimbados pelo carisma salesiano não podemos ficar indiferentes a este apelo. Convido-te a explorares este texto (http://tinyurl.com/lema2015) em que D. Ángel comenta esta pequena frase que diz tanto!
A oração quotidiana é também uma forma de “carimbar” a nossa vida com Deus. Não te esqueças de a exercitar!
Um feliz mês de D. Bosco! Dia 31 há muito porque celebrar: lembra-te de todos os que fizeram, fazem e farão a obra salesiana! Lembra-te que, se por algum motivo este texto faz sentido para ti, então é porque foste sonhado por alguém há 191 anos atrás…