Quando um arquiteto faz o projeto de uma casa há muitos pormenores que ele tem de estar atento… Contudo há um que tem de estar à frente dos outros todos: a solidez dos alicerces. Sem alicerces sólidos de que adianta ter umas janelas bonitas ou uma sala super moderna? Nada. Porque mais tarde ou mais cedo a casa ficará em ruínas.
Projetar é saber priorizar e ter essa sabedoria não é nada fácil. Não podemos começar a construir uma casa pelo telhado. Não faz sentido, não dá. Reparem em Jesus: teve 10 vezes mais de tempo a preparar-se – aquilo que se chama de vida oculta e que nós não sabemos assim tanto – do que a “executar” (entenda-se como a vida pública de Jesus, as suas parábolas, os seus milagres e claro a sua Paixão, Morte e Ressurreição). Isto também é significativo na vida de D.Bosco que, num processo de tentativa e erro ao longo de tantos anos, alcançou um modelo de fé que resulta, que dá qualidade de vida a quem o seguiu e ainda hoje segue…. provas disso? A santidade abundante na família salesiana, tu e eu, o MJS!
Isso mesmo: o MJS! O mês de Novembro traz com ele a Assembleia Nacional do MJS. Um espaço privilegiado para pôr em cima da mesa os sonhos, os projetos, as dificuldades e os medos. É necessário olhar para a realidade que nos rodeia e perceber o que ela nos pede. Que necessidades têm efetivamente os jovens de hoje? O que D. Bosco faria hoje? Quais as prioridades da nossa ação? São tantas as perguntas e escasseiam as respostas… Por isso há que trabalhar mesmo em conjunto.
Não podemos participar todos e por isso a Assembleia é antes do mais uma tentativa de representação da realidade provincial do MJS e é da responsabilidade do Conselho Nacional MJS convocá-la e dinamizá-la. A esse Conselho, o qual represento, é pedido que transmita, de uma forma mais operacional, sensibilidade juvenil aos Salesianos e Filhas de Maria Auxiliadora. O desafio é ser, junto com eles – nunca poderá ser de outra forma! – evangelizadores de outros jovens. Jovens para jovens. Não somos nem mais nem menos do que tu, até porque isto não é tarefa exclusiva de 6 jovens. A tarefa não é fácil, mas também as coisas que valem a pena nunca o serão!
Peço-te que neste mês, rezes pelo nosso Movimento. Pede a Nossa Senhora Auxiliadora que acolha o MJS debaixo do seu manto e que, como ela tão bem conseguiu, nos inspire para perceber qual o caminho que o Senhor pretende para nós!