Ao serviço de Deus: Audácia

Editorial do Boletim Salesiano n.º 567 de Março/Abril de 2018

O mês de março guia-nos pela mão do suceder dos dias num percurso quaresmal que culminará na celebração do mistério pascal. Abre-se para nós mais uma oportunidade de bênção, um tempo de graça, uma chuva de dons.

É o próprio Deus que insiste, estremece de amor, deseja ardentemente exprimir-Se em nós. Ele palpita no mais íntimo de nós mesmos e tem sonhos maravilhosos a nosso respeito! E em que sentido vão os nossos esforços? Deixamo-nos seduzir por Ele ou sufocamos os seus intentos? Agitamo-nos, preocupamo-nos tanto… mas com isso deixamos que Deus sobressaia ou resistimos-Lhe teimosamente, com ou sem querer?

A docilidade à sua ação em nós requer a humildade e a simplicidade de um corajoso herói! Por isso o apelo deste tempo santo é o do cultivo dessa sensibilidade espiritual, dessa comunhão e comunicação íntima, constante, amorosa e verdadeira com o Senhor.

E, curiosamente, esse caminho culminará este ano no primeiro dia de abril, domingo de Páscoa, tal como aconteceu em 1934, dia em que o Papa Pio XI canonizou S. João Bosco, na celebração de encerramento do Ano Santo da Redenção. Uma recordação que nos diz respeito e que continua a motivar-nos para sermos seus continuadores.

Vale a pena recordar as palavras do Papa: «Dedicado inteiramente à glória de Deus e ao cuidado das almas, ele não se deteve diante dos opositores; mas com ousadia de conceitos e modernidade de meios, preparou-se para a implementação de novas propostas que, embora parecessem arriscadas, ele sabia, por inspiração superior, estarem em conformidade com a vontade de Deus. Vendo pelas ruas de Turim inúmeros grupos de jovens abandonados a si mesmos e sem qualquer ajuda, ele procurou aproximá-los, conquistar as suas almas com a sua palavra persuasiva e paterna e, juntando ao prazer do entretenimento honesto o ensino da religião e os rudimentos da ciência, com a frequência dos Sacramentos, tentou educá-los como bons cristãos e excelentes cidadãos.»

Leia também  Há muito mais "sede de Deus" do que se possa pensar

Ideal tão grande, abraçado com generosidade pelo João Ensina (o mais recente salesiano da nossa Província, desde janeiro), e cada vez mais visível no crescimento vocacional do Casimiro Morais e do Salvador José, que serão ordenados diáconos dia 7 de abril, em Évora.

Deixemos que Deus continue a servir-Se de nós para realizar audaciosos prodígios!

Artigos Relacionados