O Boletim Salesiano editou recentemente em livro uma seleção de alguns artigos publicados ao longo do ano 2020.
A publicação junta os testemunhos de seis Salesianos Cooperadores ligados aos Centros do Porto, Évora, Lisboa, Manique, Arcozelo e Setúbal. Sílvio Monteiro, Nuno Camelo, Patrícia Madeira, Valter Silva, Luís Pires e Eugénia Oliveira respondem à pergunta que esteve em reflexão no Capítulo Geral 28 da Congregação: “Que salesianos para os jovens de hoje?”.
São também publicadas as entrevistas aos Antigos Alunos Carlos Oliveira, dos Salesianos de Lisboa, Celeste Lago, dos Salesianos de Manique, António Joaquim, dos Salesianos do Estoril, Eduardo Jesus, dos Salesianos do Funchal, Susana Soares, dos Salesianos do Porto, e Sofia Noites, dos Salesianos de Évora. O lema do Reitor-Mor para 2020, e máxima de São João Bosco, “Bons cristãos e honestos cidadãos”, foi o mote para as conversas conduzidas pelo Diretor do Boletim Salesiano, Joaquim Antunes, sdb.
A compilação inclui ainda seis episódios da vida de Dom Bosco interpretados pela ilustração de Nuno Quaresma. O autor explica a inspiração para as seis sínteses visuais de acontecimentos que marcaram o curso da vida do santo fundador dos Salesianos.
A edição é também um agradecimento à participação da Família Salesiana na construção e continuidade da obra de Dom Bosco nos dias de hoje. No texto de introdução, Joaquim Antunes lembra que “o mais importante, mesmo, é o capital humano que se move e se expande nos interstícios mais ínfimos dos grupos humanos onde os Salesianos estão presentes”. O livro foi distribuído às presenças Salesianas e das Filhas de Maria Auxiliadora.