Os motores começam a ser lubrificados e os seus silvos já se fazem ouvir… O staff já definiu planos. Os dias que faltam estão resvés com o início do CP2019. Quando este se realizar, a Província estará representada na máxima força e abrangência que é possível constituir.
Um Capítulo Provincial é sempre um apelo à mudança, colocando à prova os que lutam para vencer o medo de fracassar, os que temem ficar para trás ou do lado da sombra ou então o apelo vanguardista daqueles que pensam construir um mundo totalmente novo. Difícil mesmo, para todos os capitulares, é abdicar de aparentes verdades dogmáticas para ponderar as consequências das propostas apresentadas. É que, de facto, o desafio lançado pelo Reitor-Mor a toda a Congregação, na convocação do Capítulo Geral 28, é de uma audácia profética e de uma visão desconcertante que baralha o mais otimista e corajoso. E tudo está, sabiamente condensado, na frase interpelante e combativa: QUE SALESIANOS PARA OS JOVENS DE HOJE?
O Reitor-Mor concentra-se na “pessoa do Salesiano que, como homem de Deus, deve ser capaz de sintonizar com os adolescentes e jovens de hoje e com o seu mundo, para os educar e evangelizar”.
“Sintonizar com os adolescentes e jovens de hoje” é, sobretudo, e, cada vez mais, não ignorar o mundo da inteligência artificial e da economia digital que atinge as faixas mais jovens, pelo que é urgente a adaptação aos novos desafios proporcionados pelo crescimento das tecnologias exponenciais.
Os estudos revelam que dois terços das crianças, que entram no ensino, irão trabalhar em ocupações que ainda não existem e que milhões de jovens irão circular pelo mundo, concorrendo com a técnica que hoje parece ser de ponta, mas que amanhã estará ultrapassada.
Capítulo Provincial 2019: reunião magna que direciona para espaços onde o medo da mudança não tem mercado nem o calculismo folha Excel.
Que salesianos para os jovens de hoje? – pergunta o Reitor-Mor.
Que jovens para os salesianos de hoje? – perguntamos nós.
A resposta pertence-nos!