Antes de existir o “Tudo Sobre Nós”, ou “TSN” como também é designado, nas Oficinas de São José na década de 1940 era publicado o “Álbum dos Finalistas”, que reunia dedicatórias, poesias e caricaturas dos jovens que terminavam os seus estudos na escola salesiana.
Um destes álbuns, mais precisamente dos anos 1942-1947, chegou recentemente à atenção do BI.
Aos finalistas Amândio Lopes de Oliveira, Américo de Matos Lopes, Faustino Luís de Almeida Geraldo, Hugo da Conceição, João Evangelista, José Enes da Silva Chinopa, João F. Afonso Rosa de Carvalho, José Maria Valente Capelo, João da Silva Barbosa e Jorge Wenceslau Calado, escreveu o Pe. Hermenegildo Carrá, Provincial dos Salesianos de Portugal à data:
«Queridos Finalistas, aí vão as duas palavras que me pedistes para o vosso Álbum.
Desejo que as guardeis no vosso coração como lembrança deste velho amigo. Aliás todas as páginas deste livrinho devem ser para vós evocativas: lembrar-vos-ão sempre os belos dias de vossa vida colegial. Possam elas despertar nos vossos corações a lembrança dos vossos Superiores e Mestres que aqui ficam e vos seguem com afecto e a prece a Deus para que vos acompanhe com as suas bênçãos pela vida fora, e vos conserve fiéis aos ensinamentos que aqui recebestes. § Edmundo Rostand, no célebre drama «L’Aiglon» representa o filho de Napoleão passeando, uma noite, pelos campos de Austerlitz. A glória do grande general revive tão luminosa na evocação comovida do jovem «Rei de Roma» que este, não podendo mais conter-se, irrompe no histórico grito: «Viva o Imperador!» § A esse brado, como por encanto, levantam-se das profundezas da terra, os soldados e generais que combateram naquela célebre batalha… § Oxalá possa este livrinho, caindo nas vossas mãos nalguma hora trepidante de prova ou tentação, evocar ao vosso coração e fazer surgir, em derredor de vós, os soldados e heróis das batalhas gloriosas do bem e da virtude. Ah! sim, mas nesses momentos surja a confortar-vos a imagem imaculada da Virgem Auxiliadora que tantas vezes vos sorriu desde o seu altar; surjam ante vós as figuras liriais de Luís de Gonzaga e Domingos Sávio, vossos padroeiros; surja a figura radiosa e meiga de S. João Bosco, o grande Amigo da mocidade, apontando com o dedo para as alturas luminosas do céu! § É com estas esperanças e votos que vos envio o meu abraço saudoso. § Lisboa, 22 de Junho de 1947 Sempre vosso dedicado Amigo. Rev.mo Dr. Hermenegildo Carrá».