Henrique é um atleta do Artisport dos Salesianos do Estoril. Pratica hóquei em patins. O seu testemunho é uma homenagem aos seus educadores e treinadores e a Dom Bosco. Os resultados dos jogos, por vezes, não são o principal, mas sim o trabalho e a dedicação de cada jogador em formar uma equipa sólida e capaz de surpreender.
«Desde o início tive uma ajuda muito grande dos meus colegas e especialmente do treinador. Desde patinar até ser titular, tive muito que “stickar”.
Recordo-me do que disse o meu treinador num jogo que estava a ser bastante difícil. Estávamos a perder ao intervalo e a equipa não estava unida. A tática não estava a funcionar. Admitíamos que seria um jogo perdido. Porém, o treinador disse-nos: “A maior dificuldade está dentro de vocês e não no adversário. Se se concentrarem e confiarem que é possível, o resultado muda. Vejam como D. Bosco foi persistente e confiou que o melhor havia de chegar: não tinha lugar para os seus rapazes e, depois de tanto lutar, encontrou um pequeno telheiro onde fez o Oratório Salesiano. Aí alcançou a alegria da vitória”.
Este exemplo ainda hoje me permanece na mente e quando tenho um obstáculo na vida penso em D. Bosco e como ele foi ultrapassando as dificuldades, com sabedoria e astúcia, como um verdadeiro atleta».