Santidade Salesiana: uma forma de viver

Na véspera da Solenidade de Todos os Santos queremos recordar as figuras da santidade Salesiana. Sacerdotes, leigos e consagrados, jovens e adultos da Família Salesiana, que foram membros empenhados na educação e na evangelização, construtores do quotidiano e apóstolos chamados ao heroísmo do martírio, encontram na santidade a sua jornada de fé.

A Família Salesiana é rica em conhecidos e desconhecidos que alcançaram a santidade e estão na presença de Deus. É admirável o que a graça do Espírito Santo opera nos corações dos que o acolheram e se tornaram disponíveis para ele.

Ancorada no carisma de São João Bosco, a espiritualidade salesiana é uma jornada de fé, de amor e de serviço ao próximo, enraizada numa santidade que é acessível a todos! Este é um caminho que convida os jovens e os educadores a viverem o Evangelho de maneira simples, mas profundamente significativa. Entre os exemplos de santidade na Família Salesiana, que conta com 10 Santos, 117 Beatos, 20 Veneráveis e 26 Servos de Deus, destacam-se figuras marcantes como a Beata Alexandrina Maria da Costa ou São Artémides Zatti.

Beata Alexandrina da Costa: uma vida oferecida por amor

Alexandrina Maria da Costa, nascida em Balasar, Portugal, em 1904, é uma das figuras mais tocantes da espiritualidade salesiana. A sua vida foi marcada por um sofrimento profundo, que ela ofereceu como um ato de amor e reparação ao Sagrado Coração de Jesus.

Desde cedo, Alexandrina demonstrou uma grande fé e determinação, tendo passado 30 anos da sua vida imobilizada. Alexandrina ofereceu-se, assim, em sacrifício, para a conversão dos pecadores e para a salvação das almas.

Embora se encontrasse limitada, fisicamente, era uma força espiritual para todos que a conheciam. A Beata fez do seu sofrimento um caminho de santidade, oferecendo tudo a Deus, pela humanidade.

Leia também  Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões 2022

Beatificada pelo Papa João Paulo II em 2004, o seu exemplo de amor radical e de entrega total a Cristo é um convite para todos nós: mesmo no meio do sofrimento e das adversidades, é possível viver uma vida de santidade e ser testemunho de fé.

Os novos Santos Salesianos: um legado de Fé e dedicação

Além da Beata Alexandrina, a Família Salesiana foi agraciada com novos santos que expandem o legado espiritual e humano de São João Bosco. Estes homens e mulheres, que viveram vidas de serviço e de fé, foram elevados aos altares como exemplos de amor a Deus e ao próximo, e, em especial, aos mais necessitados. Entre eles, destaca-se São Artémides Zatti, um leigo salesiano que dedicou a sua vida aos doentes e aos pobres na Argentina.

Artémides Zatti nasceu em Itália, mas emigrou para a Argentina, com a sua família, em busca de melhores condições de vida. Durante a sua juventude contraiu tuberculose, e foi no hospital salesiano de Viedma, que se recuperou. Foi, também, aí que Zatti sentiu o convite de Deus para dedicar toda a sua vida aos doentes. Tornou-se enfermeiro e, mais tarde, salesiano coadjutor, vivendo em pobreza e dedicação, total, aos pacientes do hospital.

O enfermeiro não se contentava em cuidar, apenas, da saúde física dos enfermos, levava-lhes, também, consolo espiritual, sendo, para muitos, o reflexo da compaixão de Cristo.

Artémides Zatti amou, verdadeiramente, os seus doentes, vendo neles o próprio Jesus.

Foi um homem de fácil relação humana e com uma grande carga de simpatia e de alegria. Foi, sobretudo, um homem de Deus, que difundia a Sua presença.

Canonizado pelo Papa Francisco em 2022, São Artémides Zatti é um símbolo da santidade leiga, inspirando-nos a servir, com alegria, e a viver a fé no quotidiano.

Leia também  Viver a JMJ: Os jovens e a nossa fé

A espiritualidade salesiana: um caminho de santidade para todos

A santidade salesiana não é um ideal inalcançável, mas, sim, uma vida de amor a Deus e ao próximo, vivida nas coisas simples do quotidiano.

Para São João Bosco, a santidade era feita de pequenos atos de bondade, vividos com alegria e generosidade. Ele acreditava que qualquer jovem poderia ser santo, desde que vivesse com retidão e fé.

Que a intercessão de todos os santos e de todos os membros da Família Salesiana nos inspire a viver com fé, alegria e compromisso para com o próximo, levando a nossa missão de evangelizar, com coragem e amor.

No site dos Salesianos, na secção dedicada à Santidade Salesiana, é possível ficar a conhecer mais sobre as diversas figuras inspiradoras, como São João Bosco, Madre Mazzarello, a Beata Alexandrina e tantos outros Santos, Beatos, Veneráveis e Servos de Deus que, com o seu testemunho, deixaram um legado de fé, de amor e de perseverança.

Que a Família Salesiana possa continuar a acolher novos Santos que, com as suas histórias de vida e fé, continuem a fortalecer a presença de Cristo entre os jovens e nas comunidades onde a espiritualidade salesiana está presente.

Artigos Relacionados