Eucaristia

Teologia dos Sacramentos: Eucaristia

Há uma questão a que por vezes é difícil responder: o que é que podemos realmente dispensar? O que é verdadeiramente essencial? A resposta pode ser dada em duas dimensões: uma relacionada com o corpo e a outra com a nossa alma. Não podemos passar sem comer e não podemos passar sem ser amados. O nosso corpo precisa de ser alimentado e o nosso coração, se não quiser endurecer-se, precisa de sentir continuamente que é acolhido, desejado, acompanhado e sustentado. Falar de Eucaristia é falar do essencial da fé. Na Eucaristia o Senhor Jesus acolhe as nossas necessidades e o nosso louvor e oferece-se como resposta a tudo isso. Ele é o pão que sustenta as fadigas do corpo e é o sinal do amor maior, que preenche e sacia as necessidades do nosso coração. Mais do que um conjunto de ritos e de conceitos abstratos, a Eucaristia é o concreto do amor que alimenta e fortalece a vida da alma. Sem ela não progredimos na fé nem somos capazes de ser coerentes e perseverantes. Façamos cada vez mais da Eucaristia o tesouro da nossa vida e o garante da nossa relação com Deus: por ela chegamos ao Pai, pela oferta do Filho no amor do Espírito Santo.

Testemunho

«A Eucaristia é a minha renovação diária de uma entrega a Jesus, onde com Ele e por Ele aprendo a doar a minha vida. Na Eucaristia procuro saciar a minha alma para que também eu possa ser Luz para o mundo». Ana Quintas

Fotografia: Sylvain Brison/Unsplash

Catecismo da Igreja Católica

Publicado no Boletim Salesiano n.º 603 de maio/junho de 2024

Torne-se assinante do Boletim Salesiano. Preencha o formulário neste site e receba gratuitamente o Boletim Salesiano em sua casa.

Faça o seu donativo. Siga as instruções disponíveis aqui.

Artigos Relacionados