Testemunho: “Cabo Verde, uma terra repleta de desafios…”

A seguir ao(s) bom(s)-dia(s), inicio o trabalho de acompanhamento pedagógico que é realizado em conjunto com os professores do 1º ao 12º ano. Trata-se de estar com os docentes da escola, saber o que é ensinado, identificar as dificuldades no processo de ensino-aprendizagem, fazer o levantamento dos materiais e recursos necessários para a melhoria e qualidade do ensino, etc. Para além disso, e dado que o corpo docente é do Estado e é por ele escolhido, é indispensável o acompanhamento dos professores para tentar promover e manter a pedagogia salesiana, centrada no Sistema Preventivo, tendo sempre como objetivo “formar bons cristãos e honestos cidadãos”.

Aqui encontro já um grande desafio: “Fazer dos nossos colaboradores, sujeitos ativos na concretização do Projeto Educativo-Pastoral Salesiano”.

As aulas do turno da manhã terminam às 12h30. O almoço é às 12h45. Tal como acontece no pequeno-almoço, o almoço é uma refeição tomada com celeridade, pois às 13h20 já tenho de estar a dar a “Boa-Tarde” aos alunos. No turno da tarde, dou aulas de Educação Moral e Religiosa Católica aos 5º, 6º, 9º e 10º anos. Somente neste ano letivo é que esta disciplina foi incluída nos horários dos 9º e 10º anos. As aulas do turno da tarde terminam às 18h30.

Um outro grande desafio é o acompanhamento da atividade discente: “Que educação posso oferecer aos alunos da nossa Escola? Quais os valores que lhes devo apresentar? Que tipo de cidadão e de cristão a ilha de São Vicente precisa para construir uma sociedade mais humana e mais cristã?

Para além destes trabalhos, sou também o responsável pela orientação dos “Encontros com Dom Bosco”, uma atividade de caráter vocacional. Temos atualmente um jovem que está a fazer uma experiência comunitária connosco, um jovem que decidiu conhecer o carisma salesiano, a vida de um salesiano, conhecer melhor quem foi e quem é Dom Bosco para nós, salesianos.

Leia também  Homenagem a D. Bosco, problemática vocacional

À noite há ainda mais trabalhos a fazer: é toda a preparação para as atividades do dia seguinte. Vou descansar pelas 23h00, não sem antes refletir sobre o dia que termina, o que poderia ter feito melhor, o que posso fazer de diferente no dia seguinte, se estou a ser o salesiano de Dom Bosco que esta comunidade precisa, se procuro testemunhar o amor de Deus aos jovens. Acabo sempre por adormecer com estes pensamentos.

Artigos Relacionados