B. Maria Romero Meneses

B. Maria Romero Meneses

Beata

Maria Romero Meneses nasceu em Granada de Nicarágua, a 13 de janeiro de 1902, no seio de uma família muito rica. Maria cresceu feliz com os seus sete irmãos, desfrutando do amor dos seus pais e dos mimos da avó materna que já se encontrava doente.

Biografia

O pai, ministro no governo republicano, era muito generoso com os mais pobres. Maria aprendeu, desde pequena, o que significava fazer caridade concreta mesmo diante das dificuldades.

A sua família colocou nela grandes espectativas: estudou música, piano e violino. Aos doze anos entrou no colégio das Filhas de Maria Auxiliadora, onde se mostra sempre disponível e alegre. Ele sente que o carisma de Dom Bosco foi criado de propósito só para ela.

No noviciado ensina música e colabora no oratório festivo, onde toma contacto pela primeira vez com a pobreza juvenil. Pronunciados os votos perpétuos foi enviada para San José na Costa Rica, que se torna a sua segunda pátria. Destinada a ensinar no colégio dos jovens ricos, procura sobretudo as «crianças pobres e abandonadas», como Dom Bosco.

Forma, escolhendo de entre as suas melhores alunas, as discípulas para a Obra do Oratório. Chama-as misioneritas. Vão às cabanas dos pobres, ajudam a limpar, levam comida e roupa recolhidos pela irmã Maria e dão catequese. Inicia depois os oratórios festivos para os rapazes mais pobres: no início eram 36!

Maria Auxiliadora, que chama de sua Rainha, faz com que surjam muitas ofertas, que suportam as suas obras. Graças ao voluntariado de médicos especialistas, consegue dar vida a uma policlínica, com várias especialidades, de forma a assegurar assistência médico-farmacêutica aos pobres. Enquanto aguardam na sala de espera os doentes têm à sua disposição salas para assistirem à catequese ou para desenvolverem a sua alfabetização e uma capela para rezar.

Para as famílias sem teto, Maria coordenou a construção de casas «verdadeiras», as Ciudadelas de Maria Auxiliadora: uma obra que continua nos dias de hoje, através da Associação de Leigos de Asayne (Asociación Ayuda a Necesitados). Para difundir a devoção salesiana a Maria Auxiliadora coordenou a construção de uma igreja no centro de San José. Obra grandiosa que se ergue através da fé e da colaboração de benfeitores devotos à causa, que experimentaram os efeitos da devoção mariana.

Como Dom Bosco e Madre Mazzarello é contemplativa na ação. A sua união com Deus faz com que seja procurada como conselheira espiritual. Dos seus “Escritos Espirituales” foram já feitas várias edições.

Morreu, vítima de ataque cardíaco, a 7 de julho de 1977. O Governo da Costa Rica declarou-a cidadã honorária da nação. O seu corpo repousa em San José, na Costa Rica, perto da grande obra por ela fundada: Casa de la Virgen e Obras Sociales.

Datas

  • Nasceu a 13 de janeiro de 1902
  • Faleceu a 7 de julho de 1977
  • Beatificada a 14 de abril de 2002
  • A sua memória é celebrada a 7 de julho