A felicidade de recomeçar

Não sei bem porquê, mas há a tendência de encarar o início das aulas de uma forma melancólica e cinzenta. Acabam-se as férias e a escola traz mil e uma tarefas que só irão impedir de fazer o que queremos… Mas isto não é verdade. Aliás está bem longe dela. Este recomeço de ano traz consigo reencontros com amigos, possibilidade de conhecer novos companheiros e de aprender coisas novas… Não faltam motivos para sorrires e desafiares-te a ser feliz.

Uma coisa é certa: todos nós queremos ser felizes, e isso ainda se nota mais nos jovens. D. Bosco percebeu isto como ninguém e procurou direccionar este desejo tão forte dos seus rapazes para mudar o mundo (pelo menos o mundo de tantos)… A juventude é um período de descoberta contínua da vida, do que nos rodeia, dos outros e de si mesmo. Neste processo de descoberta, ao contrário do que se apregoa, é possível ser feliz! Basta perceber que a verdadeira alegria, tanto a que provém dos pequenos gestos do dia-a-dia ou das grandes aprendizagens da vida, tem sempre origem em Deus, mesmo que não pareça à primeira vista. João Bosco tentou transmitir isto aos seus jovens sabendo que eles queriam muito alcançar a santidade. E, adivinha lá, resultou em cheio!

Que nós (sim nós: eu e tu!) fôssemos felizes no tempo e na eternidade era o desejo de D. Bosco que está traduzido no lema pastoral para este ano. A alegria verdadeira vem da capacidade de fazer os outros felizes, gratuitamente e sem esperar nada em troca. Onde há serviço, reciprocidade, cooperação, perdão, está Deus. Seria fundamental que o MJS se tornasse um pátio onde estes valores estejam presentes… Um espaço para cada um de nós ponha em jogo a nossa próprias vida levando alegria ao mundo, contagiando os outros e plantando sementes de felicidade. Bons cristãos e honestos cidadãos… que me dizes?

Leia também  Dar vida ao sonho

Os votos sinceros de um bom ano lectivo! Esperamos ver-te feliz ao longo deste ano e arregaça as mangas na tua cidade, no teu centro, no teu grupo!

Artigos Relacionados