Chorar é antes de mais uma reação física, uma manifestação de algo que nos vai na alma e que normalmente pode ser sinal de alegria ou dor. É uma descarga emocional que nos liberta o espírito e nos serena o coração.
Nas bem-aventuranças, Jesus diz-nos “Bem-aventurados os que choram porque serão consolados”. Mas o que quererá dizer com isto? Se chorar é um reflexo da alma, pode também estar associado a uma limpeza interior, uma espécie de confissão do corpo.
Pedro chorou amargamente, ao perceber a sua própria atitude, quando negou a Jesus Cristo. A sua negação foi a manifestação da indiferença, mas as suas lágrimas foram um sinal de que dentro dele existia um ser humano capaz de lamentar profundamente os seus erros. Chorar é por isso um sinal de sensibilidade e de emoção que se manifesta em relação a nós e aos nossos erros, mas também em relação aos outros e a muitas situações que ocorrem ao longo dos nossos dias. É essa capacidade de deixar falar o coração, que Jesus nos pede enquanto cristãos. Ao dizer “Bem-aventurados os que choram porque serão consolados”, Jesus quer dizer que não são apenas os que que sofrem (e por isso choram) que serão consolados, mas que consolará também todos os que tiverem um coração puro capazes de se emocionar e entregar dessa forma.
Conseguir “sentir” com o coração e com a alma é algo que nem todos conseguem. Só com uma grande caminhada de oração e união com Deus podemos libertar verdadeiramente o nosso coração.
Não tenhas medo de chorar. É Jesus quem to pede!