Para tudo há um momento e um tempo para cada coisa que se deseja debaixo do céu. Este é o início do capítulo 3 do livro do Eclesiastes. Pessoalmente, gosto muito de o reler antes do arranque de algo novo e queria partilhá-lo contigo. É símbolo de esperança e coloca no nosso coração uma ansiedade boa, aquela própria de quem gosta de sonhar. E mais do que sonhar… dar vida ao sonho!
O homem que te sonhou faz (sim, faz! porque continua vivo em todos os que continuam hoje o seu projecto) 200 anos no próximo mês de agosto. Vais ser bombardeado com mensagens, imagens, vídeos e atividades que têm este evento tão importante para o mundo salesiano como mote. Mais do que “estar em todas”, é preciso perceber o quão gratificante é fazer parte deste carisma e dentro dele, descobrir no nosso projeto de vida o papel de Deus.
É um caminho para um evento extraordinário, mas que deve ser feito dando pequenos passos, ou seja, sendo bons, sendo santos nas coisas do quotidiano, no que é ordinário. Não fiques à margem e participa! Por mais pequeno que seja o teu contributo será importante para ti, para os teus amigos, para o teu centro, para a tua escola, para o MJS!
Ao longo deste ano, mantemos por perto Maria. Temos de a trazer para a nossa (as nossas!) casa(s)! Assim estaremos com as “costas quentes” e temos um exemplo de alguém que soube sempre gerir com entusiasmo (entusiasmo significa “estar em Deus”) os acontecimentos da sua vida.
Um bom ano pastoral para todos!