Estar à espera é procurar

Chegamos a este tempo do Advento sempre com pressa. Já sabemos: o Natal está à porta, é preciso finalizar as listas de compras, programar a ceia de dia 24, enviar mensagens, fazer telefonemas… enfim! Um rol interminável de tarefas que nos conduz na direção contrária ao que a Liturgia nos propõe.

Se estivéssemos a falar de Fórmula 1, eu diria que o Advento é o caminho que existe entre a “box” e a linha de partida. Ali, naqueles momentos de espera, os pilotos colocam todas as suas energias no momento em que o sinal luminoso troca a sua cor, de vermelho para verde e que arrancam. Nós não temos um semáforo… Mas temos uma estrela!

Sei bem que não é nada fácil esperar. Ainda para mais por um Deus que se faz tão pobre e tão frágil… Tão humano! Esperar por um grande espectáculo ou por um jogo da Liga dos Campeões é bem mais fácil. Mas tudo muda se esta espera for encarada como uma procura. Parece um paradoxo, mas este é também o desafio do Advento: procurar a nossa salvação. Esta salvação chega por meio da encarnação, um acto de amor sem igual… Repara! Deus entra na tua história, faz-se semelhante a ti, porque te quer salvar! A novidade do Natal é isto. Ainda por cima esta novidade não chega primeiro aos que têm ligação 4G, sempre conectados ao mundo. Chega aos “pastores”, aos que habitualmente estão desligados da corrente, os marginalizados e os pobres. Não deixes de marcar ainda mais a diferença entre estes teus irmãos.

Maria é uma figura omnipresente em toda a cenografia do Natal. Com ela podemos aprender muita coisa, mas eu queria destacar uma: a confiança total em Deus. Só assim, sabendo esperar com os olhos postos no alto, os nossos sonhos podem ganhar vida!

Leia também  Mensagem do Provincial aos participantes do MJS Dom Bosco 2015

Um Santo Natal e os votos de um ano fantástico que será, para nós, muito, muito especial! Está aí à porta o bicentenário de D. Bosco! Este ano, mais que nunca… ‘bora continuar a sonhar juntos!

Artigos Relacionados