Já estamos em novembro. A escola já arrancou há 2 meses, e os nossos dias continuam uma correria: casa, escola, amigos, futebol, dança, catequese…
Tantas coisas a fazer e desafios a cumprir! Tantas, tantas que nem damos pelo tempo a passar e vamo-nos desfocando do essencial. Este mês queremos desafiar-te à santidade. “Santo, eu??!” – perguntas tu. Sim! Tu também és chamado à santidade. Para isso, não procures logo fazer coisas grandes à escala global. Experimenta focar-te no ambiente à tua volta. Em casa preferes ficar no sofá em vez de ajudar os teus pais a por a mesa? Pois bem, esse é um bom início, ajudar em casa em tudo aquilo que está ao teu alcance. Podes também “maravilhar-te à santidade” junto dos teus amigos e colegas da escola. Dá bons conselhos; se és bom a matemática, ajuda o teu colega que tem mais dificuldades; se és bom a jogar futebol, passa mais a bola, dá também espaço aos outros e não te tornes o centro de todos os jogos. Não te esqueças também de dar tempo a Deus na tua vida; pára e escuta-O; deixa-O falar-te e deixa-te escutá-l’O. O que será que Ele te pede?
No fundo, a santidade exige que cada um de nós dê sempre o que tem de melhor, colocando os seus dons a render para os outros.
Maravilha-te, arriscando à santidade!