O lema também é para ti!

Muitas vezes entramos em modo automático e fazemos as coisas por fazer. Porque sempre foi assim e sempre será. É mais fácil, mais cómodo e ainda ocupa menos tempo. Mas esta atitude também nos limita e atrofia, não nos deixa ser criativos e condiciona os nossos sonhos.

2014 já rola. Sai do teu modo automático, deixa de adiar, arrisca sem medo de falhar. E se falhares percebe como Deus age na tua vida e reza! Não falta o que aprender, o que experimentar, o que sonhar, o que emocionar, viver, partilhar. Vai, sem medo, ao encontro do teu próximo. Nós – MJS – temos um bónus especial. Tudo isto, podemos fazê-lo juntos, porque há algo que nos une: a Espiritualidade Salesiana!

Todos os anos, pelo mês de Janeiro, chega às nossas mãos o lema (a estreia, Strenna) escrito pelo Reitor-Mor – sucessor de D. Bosco – para toda a Família Salesiana. Este lema tem uma origem, a mais óbvia de todas: o próprio D. Bosco. Depois da celebração do Natal, era costume o santo ter uma palavra sobre o futuro do oratório com os rapazes e outra também para com os seus colaboradores mais próximos.

Os sucessivos RM’s têm imitado esta prática de D. Bosco e D. Pascual não é exceção. Este será contudo, o último lema com que ele nos desafia. Pela leitura sempre atenta que faz realidade, pelas metas altas que sempre coloca e pela capacidade de interpretar o carisma e espiritualidade de D.Bosco à luz do mundo actual, deixa-nos muito que pensar e agradecer. Por isso este ano, é como se o próprio Pai e Mestre dos Jovens nos convidasse a descobrir e a experimentar a sua espiritualidade, raíz de tudo o que vivemos hoje.

Leia também  Sabias que D. Bosco inspirou o início de um vasto movimento de pessoas que trabalham de diversos modos em favor da juventude?

O lema tem também um objectivo: fazer a FS remar toda na mesma direcção. E nós enquanto MJS, no nosso papel transversal, não nos podemos colocar à margem desta viagem. Ficam, sendo assim, dois desafios para ti: lê a parte do lema em que fala de nós MJS e também da EJS. Reserva um pouco de espaço na tua oração para que durante este ano consigamos pôr em prática os desafios deste lema.

Artigos Relacionados