O que dizem os jovens de: Humildade

A palavra humildade vem de humilitas que significa pequenez e modéstia.

Hoje em dia é difícil compreender bem ou, pelo menos aplicar esta palavra nas nossas vidas porque somos convidados a mostrar o que fazemos, o que temos e o que somos, de tantas maneiras e muitas vezes com apenas um “clique” que rapidamente é “aplaudido” com alguns likes. É como se nos tornássemos algo/alguém apenas por palavras ou por termos uma prova física (ex: fotografia, vídeo) do mesmo.

No entanto, hoje deixo-te o convite (já antes feito numas t-shirts) de fazeres like, não ao que mostras da vida, mas à própria vida. Deixo-te o convite de fazeres like a viver!

A humildade é ser simples, ser modesto. O humilde não é aquele que é inferior aos outros mas o que tem a capacidade de reconhecer os próprios erros, defeitos e limitações. Não é isso que o coloca num patamar inferior ou em “último na fila”. Aliás, Jesus disse-nos explicitamente: “os últimos serão os primeiros e os primeiros serão os últimos” (Mt 20, 16).

Ser humilde é o que faz verdadeiramente viver porque impele a fazer mais e a ser mais! Humilde é aquele que conhece as suas potencialidades, as suas capacidades, as suas qualidades, os seus Dons… mas por saber que é capaz de mais e que tem muito a crescer e a aprender, é simples e encara a vida segundo esse princípio. Ser humilde é sentir-se e ser agradecido a Deus pela pessoa que somos.

Dentro de cada um há uma imensidão de Dons. Todos eles são bons e devem ser trabalhados de tal forma que se manifestem claramente a todas as pessoas. Contudo, devem manifestar-se por si próprios. Devem ser aplicados nas nossas vidas e não exibidos ou enunciados. Trata-se de darmos o máximo, não para ficarmos bem na selfie ou na memória de uma fotografia mas para fazermos render os nossos talentos e sermos felizes ao fazê-lo.

Leia também  O que dizem os jovens de: Amabilidade

Que prevaleça então o sermos ao parecermos, para que as outras pessoas possam dizer, como Ralph Waldo Emerson: “Aquilo que és grita tão alto que não consigo ouvir-te”.

No fundo, o convite hoje é que dês o melhor de ti, em cada momento. Como dizia Ricardo Reis “Para ser grande, sê inteiro: nada teu exagera ou exclui. Sê todo em cada coisa. Põe quanto és no mínimo que fazes”. Que utilizes cada qualidade e cada Dom no teu dia-a-dia, procurando usá-los da melhor maneira, ao colocá-los ao serviço do próximo.

Artigos Relacionados