Muitos de nós já cantámos inúmeras vezes o refrão do nosso hino MJS. Por entre uma coreografia mais ou menos bem sabida, dizemos que com D. Bosco, na alegria, somos MJS. Não sei se já pensaste nisto mas… olha que esta pequenina frase traz consigo uma grande responsabilidade!
Ser MJS não é apenas e só participar em encontros, acampamentos, dia nacional e vestir umas t-shirts coloridas… Atenção… Não é só, mas também! Ser MJS é o “pacote completo”! É saber viver em grupo, caminhar juntos e no dia-a-dia ser capaz de jogar a vida com as ferramentas que nos fazem “diferentes”. Essas ferramentas nós sabemos quais são porque é com D. Bosco que queremos caminhar.
Quando há mais de 25 anos se formalizou este “pátio” internacional que é o nosso Movimento, o objectivo era claro: que os jovens ganhassem mais um espaço de protagonismo no seu caminho rumo à santidade! E é aqui que as coisas se “complicam”… mas há um trunfo: neste desafio não estás sozinho! Há muitos outros jovens que acham que esta forma de viver faz sentido! No teu centro, no teu país, no teu continente, no Mundo!
No final deste mês decorrerá em Viena mais uma Assembleia Europeia do Movimento. Neste espaço de partilha e debate, jovens de muitos países europeus põem em cima da mesa tantos sonhos comuns e ao mesmo tempo tantas sensibilidades diferentes que enriquecem este forma de respirar “salesianidade”. Neste ano de bicentenário, torna-se ainda mais importante discutir de que forma poderemos ser mais movimento, mais dinâmicos, alegres, mais dispostos a servir. Acompanhamos por isso quem estará presente nesta assembleia, especialmente aqueles que nos representarão!