sonho

Sonhos de São João Bosco: lições, projeções e profecias

Os sonhos de Dom Bosco geraram sempre grande curiosidade e foram tema de estudo para os biógrafos, com publicações até aos dias de hoje.

Os sonhos de Dom Bosco, aos quais se atribuíram qualidades proféticas, geraram sempre grande curiosidade e foram bem documentados. Do registo que deles fez o próprio São João Bosco, e que se encontra reunido nas Memórias do Oratório e nas Memórias Biográficas, às biografias, às compilações e análises que autores como Eugenio Pilla, Joseph Bachiarello, Pietro Zerbino, entre outros, fizeram, serão seguramente dezenas os livros publicados sobre o tema. As Memórias Biográficas referem 153 sonhos que Dom Bosco escreveu, narrou ou simplesmente mencionou.

“Os sonhos de Dom Bosco fundaram convicções e sustentaram projetos”. A frase foi cunhada pelo Pe. Pietro Stella, um dos mais respeitados historiadores salesianos, estudioso metódico e autor de várias obras sobre a vida de Dom Bosco, a sua religiosidade, a história salesiana e a história da Igreja.

Sem dúvida, o tema dos sonhos de São João Bosco continua a fascinar estudiosos e autores, com publicações até aos dias de hoje.

Entre a hagiografia e a análise das fontes

O historiador Pe. Francis Desramaut, num texto publicado em “O lugar de Dom Bosco na história”, escreve “em vez de atribuir sistematicamente uma origem milagrosa aos sonhos contados por Dom Bosco, é melhor vê-los, desde que tenham algum valor moral ou espiritual, como documentos do seu pensamento, escritos certamente não sem a ajuda da graça do Senhor”.

O Pe. Eugenio Ceria, autor de “Dom Bosco com Deus” e responsável pela edição dos nove últimos volumes das Memórias Biográficas, distinguiu os sonhos de Dom Bosco em três categorias: “Sonhos que não eram sonhos, sonhos que não passavam de sonhos e sonhos reveladores”.

Leia também  Ricardo Racca: vinte e três anos de missão em África

No ensaio “Os sonhos de Dom Bosco: Uma introdução ao seu estudo”, o salesiano Pe. Michael Mendl pretende apurar o valor e as limitações desses sonhos e dos relatos deles feitos. “Na viragem do século XX para o XXI, o mais interessante dos carismas de Dom Bosco é provavelmente o dos sonhos proféticos, tomando profético em sentido lato, ou seja, que revela algo de Deus e da sua verdade”, escreve. Os sonhos de Dom Bosco, para o salesiano, são indispensáveis para compreender São João Bosco, e aspetos da sua vida como educador, guia espiritual e fundador.

Experiência espiritual e sabedoria educativa

No livro “Os sonhos de Dom Bosco – Experiência espiritual e sabedoria educativa”, editado em 2017, estão reunidos 19 ensaios de vários autores, que abordam a questão e apresentam o estudo de alguns sonhos específicos e temas recorrentes nos sonhos de Dom Bosco. Estes textos, explica o responsável pela obra, o Padre Andrea Bozzolo, Reitor da Universidade Pontifícia Salesiana de Roma, “examinam o uso que o Santo dos jovens fazia da história dos sonhos para a transmissão de importantes mensagens espirituais”. O livro contribui para uma abordagem do tema “com equilíbrio e rigor, evitando simplificações indevidas e atitudes preconceituosas” ou “preconceitos racionalistas” e resulta “num quadro complexo e fascinante, que testemunha a profundidade com que Dom Bosco se deixou conduzir pelo Espírito do Senhor por caminhos que nunca teria imaginado, e a habilidade com que soube usar o relato dos sonhos como um precioso instrumento educativo”.

“A seu tempo tudo compreenderás”

O Sonho dos Nove Anos, cujo bicentenário a Família Salesiana está a celebrar este ano, é provavelmente o mais curioso, o mais conhecido e o que parece ter um significado mais profundo e profético. Contém lições, incluindo ensinamentos para o próprio João Bosco criança e para o João Bosco sacerdote e educador.

Leia também  Dia Mundial da Criança: O direito a ser criança

A profecia, “a seu tempo tudo compreenderás”, é o próprio Dom Bosco que a confirma, no fim da vida, e que está relatada nos acontecimentos do dia 16 de maio de 1887 na Igreja de Sacro Cuore, onde Dom Bosco celebra a Eucaristia, poucos meses antes da sua morte.

Ilustração: Nuno Quaresma

Publicado no Boletim Salesiano n.º 605 de setembro/outubro de 2024

Torne-se assinante do Boletim Salesiano. Preencha o formulário neste site e receba gratuitamente o Boletim Salesiano em sua casa.

Faça o seu donativo. Siga as instruções disponíveis aqui.

Artigos Relacionados