Valdocco, origem e futuro

Valdocco, origem e futuro

O nome Valdocco confunde-se hoje com a história dos Salesianos. Valdocco testemunha a origem e o futuro da Congregação.

Começou como modesto telheiro alugado na propriedade do senhor Francesco Pinardi nos subúrbios da cidade Turim. A 12 de abril de 1846 passou a ser o Oratório de São Francisco de Sales, a casa-mãe e modelo para todas as outras casas salesianas. O nome Valdocco confunde-se hoje com a história dos Salesianos. Valdocco testemunha a origem e o futuro da Congregação Salesiana, a espiritualidade e o carisma ali fundados há quase 200 anos.

“Cidade dos Rapazes”

São mais de 50.000 metros quadrados, um conjunto de edifícios que se estende por uma área equivalente a vários quarteirões. Hoje, Valdocco não é só o lugar da história passada, congelada no tempo, a mais simbólica obra salesiana do mundo. Claro, ali conservam-se ainda alguns edifícios das origens, o quarto, a sala de trabalho e a capela de D. Bosco, a Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora, a Capela Pinardi, a Igreja de São Francisco de Sales, a videira que D. Bosco plantou… Mas, com as sucessivas construções, demolições, ampliações, modernizações, hoje, Valdocco alberga muito mais.

Foi a sede central dos Salesianos de Dom Bosco até 1972, ano em que a Casa Geral foi transferida para Roma, na Pisana. Atualmente centralizam-se também em Valdocco a sede das Filhas de Maria Auxiliadora em Turim, a sede da Procuradoria “Missioni Don Bosco”, a sede da SEI, editora internacional, a sede da Federação dos Centros de Formação Profissional Salesianos. Acomodam-se também ali o Museu Casa Dom Bosco, remodelado em 2020 e com programação regular; o Teatro Valdocco que acolhe diversos eventos; o Centro de Formação Profissional de Valdocco com dezenas de cursos, uma residência universitária, serviços sociais, entre outras valências.

Casa, paróquia, escola e muito mais

Mas Valdocco não perdeu, no entanto, a essência das origens. Está lá ainda o oratório, a escola, a paróquia, a editora, a oficina, tudo o que simboliza Dom Bosco e a Obra Salesiana. Os vários espaços recordam-no: o ambiente familiar, de promoção dos jovens, a pedagogia salesiana, o transcendente, o espiritual, o religioso, o festivo, o lúdico, o artístico, tudo o que une todos os propósitos de São João Bosco ao fundar a Congregação.

Leia também  Grandes heróis: João Cagliero, o buldózer de Dom Bosco

“O primeiro oratório de D. Bosco, fixado em Valdocco, ficou a ser o Oratório por excelência e o paradigma de todos os oratórios e demais instituições educativas que, com o andar do tempo, foram proliferando dentro e fora de Itália. […] Esta obra típica de humanização e evangelização é ainda hoje – com outros nomes e sob outras formas de organização e funcionamento, dada a sua flexibilidade – aquela que melhor incarna o sistema ou método educativo de D. Bosco, que ele próprio resume na trilogia: fé, razão e bondade”, escreveu o Padre Amador Anjos (1919-2017).

Um lugar especial

Valdocco é um lugar especial para salesianos e salesianas, alunos e antigos alunos, Família Salesiana, que visitam os lugares onde viveram Dom Bosco, Mãe Margarida, Miguel Rua, Domingos Sávio, João Cagliero, e tantos outros.

“Foi a primeira propriedade da Obra Salesiana e tem, além disso, o grande valor afetivo de saber que, aqui, nesta casita pequena, estão contidas todas as casas salesianas do mundo” (Guia do CampoBosco 2010).

Valdocco acolheu os Capítulos Gerais 12 em 1922, CG14 em 1932, CG17 em 1952, CG18 em 1958 e CG28 em 2020. É neste ambiente que está a decorrer o Capítulo Geral 29 dos Salesianos que irá escolher o 11.º Sucessor de São João Bosco.

Publicado no Boletim Salesiano n.º 608 de março/abril de 2025

Torne-se assinante do Boletim Salesiano. Preencha o formulário neste site e receba gratuitamente o Boletim Salesiano em sua casa.

Faça o seu donativo. Siga as instruções disponíveis aqui.

Artigos Relacionados