Via Crucis
Todos: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amen!
Oração inicial
Senhor, concede-me a graça de compartilhar contigo o caminho da cruz, penetrar teus pensamentos e sentimentos: o que pensavas, o que sentias enquanto carregavas a cruz pela humanidade, por mim? Ajuda-me a compreender um pouco mais daquilo que esta via dolorosa significou para Ti. Na minha pequenez, atrevo-me a caminhar contigo nestas estações, deixando- me impressionar pela contemplação do teu mistério, buscando o teu olhar de dor, de agonia, de morte, de paz.
I Estação: Jesus é condenado à morte
Guia – “Nós vos adoramos e bendizemos, Senhor Jesus Cristo.
Todos – Que pela vossa santa cruz remistes o mundo”.
Repetir a invocação acima em cada estação
Leitor – Pilatos, desejando agradar à multidão, soltou-lhes Barrabás; e, depois de mandar flagelar Jesus, entregou-O para ser crucificado (Mc 15,15).
Oração – Guardaste silêncio. Ó Jesus silencioso, ensina-nos a calar e a guardar silêncio, mesmo no sofrimento!
II Estação: Jesus toma a cruz aos ombros
Leitor – Depois de O terem escarnecido, tiraram-Lhe o manto, vestiram-Lhe as suas roupas e levaram-n’O para ser crucificado (Mt 27,31).
Oração – Jesus, ensina-nos a compreender as tuas palavras: “Se alguém quiser seguir-Me, tome sua cruz e siga-Me”.
III ESTAÇÃO: Jesus cai pela primeira vez
Leitor – Vinde a Mim, todos vós que andais cansados e oprimidos, que Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de Mim, porque sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para o vosso espírito. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve ( Mt 11,28-30).
Oração – Jesus, dá-nos forças para nos levantarmos das nossas quedas. Anima os nossos desânimos.
IV ESTAÇÃO: Jesus encontra sua mãe
Leitor – Aquele que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe (Mc 3,35).
Oração – Maria que, vencendo todo o respeito humano, foste capaz de consolar teu Filho no caminho do calvário, ajuda-nos a experimentar o teu olhar nas nossas dificuldades e aflições.
V ESTAÇÃO: Jesus é ajudado por Simão de Cirene
Leitor – Jesus perguntou: Qual […] te parece ter sido o próximo daquele homem que caiu nas mãos dos salteadores? [O outro] respondeu: O que usou de misericórdia para com ele. Jesus retorquiu: Vai e faz o mesmo tu também (Lc 10, 36-37).
Oração – Jesus, assim como Simão Te ajudou a carregar a cruz, ajuda-nos nas nossas fraquezas e dificuldades.
VI ESTAÇÃO: Verónica enxuga o rosto de Jesus
Leitor – Ó vós todos que passais pelo caminho, olhai e vede se existe dor igual à minha (Lm 1,12).
Oração – Jesus, grava a tua imagem no meu coração, e que eu sempre me lembre dela.
VII ESTAÇÃO: Jesus cai pela segunda vez
Leitor – Se alguém quiser vir após Mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me. Na verdade, quem quiser salvar a sua vida, há de perdê-la; mas, quem perder a sua vida por causa de Mim e do Evangelho, há de salvá-la (Mc 8,3-35).
Oração – Jesus, que não te cansem as minhas constantes quedas!
VIII ESTAÇÃO: Jesus consola as mulheres de Jerusalém
Leitor – Jesus voltou-se para elas e disse-lhes: Filhas de Jerusalém, não choreis por Mim, chorai antes por vós mesmas e pelos vossos filhos (Lc 23, 28).
Oração – Jesus, ajuda-nos a compreender que carregar a tua cruz vale muito mais do que todas as honras da terra.
IX ESTAÇÃO: Jesus cai pela terceira vez
Leitor – E disse-lhes: “A Minha alma está numa tristeza mortal; ficai aqui e vigiai” (Mc 14,34).
Oração – Jesus, que não percamos a esperança quando experimentarmos a tua cruz na nossa vida.
X ESTAÇÃO: Jesus é despojado das suas vestes
Leitor – Assim se cumpriu a Escritura, que diz: repartiram entre si as minhas vestes e sobre a minha túnica lançaram sortes (Jo 19,24).
Oração – Jesus, despojado de tudo, por nosso amor, ajuda-nos a desprender-nos, por teu amor, de todas as criaturas, para que Tu sejas o nosso único tesouro.
XI ESTAÇÃO: Jesus é crucificado
Leitor – Então, Jesus, ao ver ali ao pé a sua mãe e o discípulo que Ele amava, disse à mãe: “Mulher, eis o teu filho!” Depois, disse ao discípulo: Eis a tua mãe! E, desde aquela hora, o discípulo recebeu-a em sua casa (Jo 19, 26-27).
Oração – Jesus, que carregaste a cruz sem reclamar, concede-nos jamais nos queixarmos por coisas inúteis, nem de ninguém, nem interiormente.
XII ESTAÇÃO: Jesus morre na cruz
Leitor – Dando um forte grito, Jesus exclamou: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito”. Dito isto, expirou (Lc 23,46).
Oração – Jesus, ajuda-nos a aceitar de todo coração o tipo de morte que pensaste para nós, a aceitá-la com todas as suas angústias, penas e dores. Concede-nos nesse momento unir-nos à tua morte e oferecer a nossa como consumação do nosso caminho rumo a Ti, aqui na terra.
XIII ESTAÇÃO: Jesus é descido da cruz e entregue à sua mãe
Leitor – Uma espada trespassará a tua alma. Assim hão de revelar-se os pensamentos de muitos corações (Lc 2,25).
Oração – Jesus, que possamos estar nos braços de Maria nos momentos mais difíceis da nossa vida, e experimentar a proteção amorosa da tua santa Mãe.
XIV ESTAÇÃO: Jesus é sepultado
Leitor – José de Arimateia foi ter com Pilatos e pediu-lhe o corpo de Jesus. Descendo-o da cruz, envolveu-o num lençol e depositou-o num sepulcro talhado na rocha, onde ainda ninguém tinha sido sepultado (Lc 23,52).
Oração – Maria, nossa Mãe, assim como João te fez companhia como um filho após a morte de Jesus, que possamos sempre estar contigo, com os mesmos sentimentos do discípulo amado de Jesus.
Oração final:
Guia – Senhor, que a meditação das tuas dores e sofrimentos destrua a nossa soberba, suavize o nosso coração e o prepare para receber o teu inesgotável amor e perdão. Conscientes das nossas quedas e defeitos, no meio das nossas penas e trabalhos, que nós Te busquemos sempre e que, contemplando o teu coração aberto e ferido por nosso amor, possamos mergulhar nele como uma gota de água, e nos percamos para sempre na imensidão da tua misericórdia.
Todos – Amen!
Todos – Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amen!