Sábado Santo
O CLARÃO
Alegrai-vos
Quando? À noite, de preferência após ter acompanhado a celebração, através de algum meio de comunicação, da vigília pascal.
Como proceder? A família reúne-se, na sala ou noutro lugar apropriado, ao redor de uma mesa revestida com uma toalha branca. Sobre ela coloque-se uma vela apagada, um recipiente com água e, se possível, flores.
Guia – Estamos reunidos nesta Noite Santa, em que nosso Senhor Jesus Cristo passou da morte à vida, para proclamarmos que Ele está vivo e, por isso, é Senhor da nossa vida e da nossa família. A Igreja inteira – reunida em vigília de oração, nas comunidades em que ainda se pode celebrar com normalidade esta solene vigília pascal, ou unida a tantos sacerdotes que hoje, nas suas igrejas paroquiais, presidem na solidão, ou ainda nas inúmeras famílias que, como nós, se reúnem de modo simples, mas com a alma cheia de esperança e em clima de profunda vivência da fé e de intensa oração – participa no triunfo de Cristo sobre a morte e sobre o mal e renova a sua vida nova em Deus. Por isso, confiantes, prossigamos.
Todos – Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amen! Aleluia! Aleluia!
Leitor 1 – “Este Sábado de silêncio, de meditação, de perdão, de reconciliação desemboca na Vigília Pascal, que introduz o domingo mais importante da história, o Domingo da Páscoa de Cristo. A Igreja, em jubilosa vigília de oração e de louvor, inundada pela luz pascal de Cristo Senhor Ressuscitado, revive e medita a grande promessa, contida no Antigo e no Novo Testamento, da libertação definitiva da antiga escravidão do pecado e da morte.
Leitor 2 – Na escuridão da noite o círio pascal, símbolo de Cristo que ressuscita glorioso, é aceso no fogo novo. Cristo, luz da humanidade, afasta as trevas do coração e do espírito e ilumina todo o homem que vem ao mundo. Ao lado do círio pascal, ressoa na Igreja o grande anúncio pascal: Cristo ressuscitou verdadeiramente, a morte já não tem poder algum sobre Ele. Com a sua morte Ele derrotou o mal para sempre e fez dom a todos os homens da própria vida de Deus”. (BENTO XVI, Audiência Geral, 19 de março de 2008)
Todos – O Senhor ressuscitou. Aleluia! Aleluia!
Gesto Concreto
A LUZ DE CRISTO
Diante da vela apagada, uma pessoa designada deve acendê-la e, em seguida, o guia profere a seguinte oração:
Guia – Oremos: Ó Deus, que pelo vosso Filho trouxestes àqueles que creem o clarão da vossa luz, santificai este fogo novo. Concedei que a festa da Páscoa acenda em nós tal desejo do céu, que possamos chegar purificados à festa da luz eterna. Por Cristo, nosso Senhor.
Todos – Amen! O Senhor ressuscitou. Aleluia! Aleluia!
O guia, elevando a vela acesa, diz:
Guia – Eis a luz de Cristo!
Todos – Demos graças a Deus!
A ÁGUA BATISMAL
Todos estendem a mão direita sobre a água a ser abençoada e rezam:
Todos – Senhor Deus todo-poderoso, fonte e origem de toda a vida, abençoai esta água que vamos usar, confiantes, para implorar o perdão dos nossos pecados, e alcançar a proteção da vossa graça contra toda a doença e cilada do inimigo. Concedei, ó Deus, que, por vossa Misericórdia, jorrem sempre para nós as águas da salvação a fim de que possamos aproximar-nos de Vós com o coração purificado e evitar todo perigo do corpo e da alma. Por Cristo Nosso Senhor. Amen!
Todos – Fontes do Senhor, bendizei o Senhor! Louvai-O e exaltai-O para sempre!
Enquanto a água é aspergida sobre todos pelo guia ou por outra pessoa designada para tal, ou cada um mergulha os dedos na água e traça sobre si o sinal da cruz, todos rezam:
Todos – Banhados em Cristo, somos uma nova criatura. As coisas antigas passaram, nascemos de novo. Aleluia, aleluia, aleluia!
Escuta da Palavra
Guia – O Senhor esteja connosco.
Todos – Ele está no meio de nós.
Guia – Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Mateus.
Todos – Glória a vós, Senhor.
Depois do Sábado, ao amanhecer do primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro. De repente, houve um grande tremor de terra: o anjo do Senhor desceu do céu e, aproximando-se, retirou a pedra e sentou-se nela. Sua aparência era como um relâmpago, e suas vestes eram brancas como a neve. Os guardas ficaram com tanto medo do anjo, que tremeram, e ficaram como mortos. Então o anjo disse às mulheres: ‘Não tenhais medo! Sei que procurais Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui! Ressuscitou, como havia dito! Vinde ver o lugar em que ele estava. Ide depressa contar aos discípulos que ele ressuscitou dos mortos, e que vai à vossa frente para a Galileia. Lá o vereis. É o que tenho a dizer-vos. ‘As mulheres partiram depressa do sepulcro. Estavam com medo, mas correram com grande alegria, para dar a notícia aos discípulos. De repente, Jesus foi ao encontro delas, e disse: ‘Alegrai-vos!’ As mulheres aproximaram-se, e prostraram-se diante de Jesus, abraçando seus pés. Então Jesus disse-lhes: ‘Não tenhais medo. Ide anunciar aos meus irmãos que se dirijam para a Galileia. Lá me verão.
Mateus 28, 1-10
Guia – Palavra da Salvação.
Todos – Glória a vós, Senhor.
(Momento de Silêncio)
Reflexão
Papa Francisco
Leitor 1 – “A pedra do sepulcro desempenhou o seu papel, as mulheres fizeram a sua parte, agora o convite é dirigido mais uma vez a ti e a mim: convite a quebrar os hábitos rotineiros, renovar a nossa vida, as nossas escolhas e a nossa existência; convite que nos é dirigido na situação em que nos encontramos, naquilo que fazemos e somos; com a «quota de poder» que temos. Queremos participar neste anúncio de vida ou ficaremos mudos perante os acontecimentos? Não está aqui, ressuscitou! E espera por ti naquilo que fazemos e somos; com a «quota de poder» que temos. Queremos participar neste anúncio de vida ou ficaremos mudos perante os acontecimentos? Não está aqui, ressuscitou! E espera por ti na Galileia, convida-te a voltar ao tempo e lugar do primeiro amor, para te dizer: ‘Não tenhas medo, segue-Me’”. (Homilia da Vigília Pascal de 31 de março de 2018)
(Momento de Silêncio)
Guia – Lembrai-vos de nós, Senhor, quando vierdes no vosso Reino e ensinai-nos a dizer: Pai nosso…
Guia – Ó Deus, que iluminais esta noite santa com a glória da Ressurreição do Senhor, despertai na vossa Igreja o espírito filial para que, inteiramente renovados, vos sirvamos de todo o coração. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Todos – Amen!
Rainha do Céu
Guia – Rainha do Céu, alegrai-vos, Aleluia!
Todos – Porque Aquele que trouxestes em vosso ventre, Aleluia!
Guia – Ressuscitou como disse, Aleluia!
Todos – Rogai por nós a Deus, Aleluia!
Guia – Alegrai-vos e exultai, Virgem Maria, Aleluia!
Todos – Porque o Senhor ressuscitou verdadeiramente, Aleluia!
Oração
Guia – Ó Deus, que Vos dignastes alegrar o mundo com a Ressurreição de vosso Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, concedei-nos, Vos suplicamos, a graça de alcançarmos pela proteção da Virgem Maria, sua Mãe, a glória da via eterna. Pelo mesmo Cristo Nosso Senhor.
Todos – Amen.
Bênção final
Guia – O Senhor esteja connosco.
Todos – Ele está no meio de nós.
Guia – Nesta noite solene da Páscoa, Deus todo-poderoso nos dê a sua bênção e em sua misericórdia nos guarde de todo o pecado.
Todos – Amen.
Guia – Deus, que pela ressurreição de seu Filho Unigénito nos renovou para a vida eterna, nos conceda a glória da imortalidade.
Todos – Amen.
Guia – A nós que, terminados os dias da Paixão do Senhor, celebramos com alegria a festa da Páscoa, Deus nos conceda a graça de chegar um dia às alegrias da Páscoa eterna.
Todos – Amen.
Todos – Abençoe-nos Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amen. Aleluia!