Domingo de Ramos e Paixão
O ACOLHIMENTO
Hossana ao Filho de David
Quando? No momento que for mais oportuno, ou após a cerimónia da entrada triunfal transmitida pelos meios de comunicação e a bênção dos ramos.
Como proceder? A família reúne-se à porta de casa, todos com ramos na mão.
Guia – Como família cristã, iniciamos uma semana diferente. Vamos celebrar como Igreja doméstica a última semana de Jesus. Hoje vamos recordar o dia em que Ele entrou triunfante em Jerusalém. Também nós queremos que Jesus entre e reine em nossa casa. Pela primeira vez, não poderemos sair à rua para gritar o nosso Hossana, mas iremos fazê-lo com a mesma fé e esperança.
Todos – Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amen!
Leitor 1 – Iniciamos hoje a Semana Santa, na qual celebramos os mais importantes mistérios da nossa fé. “A mesma emoção se apodera de nós em cada ano, no Domingo de Ramos, quando subimos em companhia de Jesus o monte para o santuário, quando O acompanhamos pelo caminho que leva para o alto. Neste dia, ao longo dos séculos, por toda a face da terra, jovens e pessoas de todas as idades aclamaram: ‘Hossana ao Filho de David! Bendito o que vem em nome do Senhor!’.
Leitor 2 – Jesus sabe que O espera uma Páscoa nova, e que Ele mesmo tomará o lugar do cordeiro imolado, oferecendo-Se a Si mesmo na Cruz. Sabe que, no dom misterioso do pão e do vinho, Se dará para sempre aos Seus, abrindo-lhes a porta para um novo caminho de libertação, para a comunhão com o Deus vivo. Ele caminha para o alto da Cruz, para o momento do amor que se dá. O termo último da sua peregrinação é a altura do próprio Deus, até à qual Ele quer elevar o ser humano.
Leitor 3 – Assim, a nossa procissão de hoje quer ser imagem de algo mais profundo, imagem da peregrinação que fazemos juntamente com Jesus, pelo caminho alto que leva ao Deus vivo. É desta subida que se trata: tal é o caminho, a que Jesus nos convida”.
(BENTO XVI, Homilia de Ramos, 2011)
Todos – Hossana ao Filho de David, rei de Israel, hossana nas alturas. Bendito o que vem em nome do Senhor!
Escuta da Palavra
Guia – O Senhor esteja connosco.
Todos – Ele está no meio de nós.
Guia – Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo segundo S.Mateus.
Todos – Glória a vós, Senhor.
Quando já se aproximavam de Jerusalém, chegaram a Betfagé, junto ao monte das Oliveiras. Jesus enviou dois discípulos, dizendo-lhes:
Mateus 21,1-11
«Ide à aldeia que está em frente de vós e logo encontrareis uma jumenta presa e com ela um jumentinho. Soltai-os e trazei-mos. E, se alguém vos disser alguma coisa, respondereis: ‘O Senhor precisa deles, mas logo os devolverá.’» Isto sucedeu para se cumprir o que fora anunciado pelo profeta:Dizei à filha de Sião: Aí vem o teu Rei, ao teu encontro, manso e montado num jumentinho, filho de uma jumenta. Os discípulos foram e fizeram como Jesus lhes ordenara. Trouxeram a jumenta e o jumentinho, puseram as suas capas sobre eles e Jesus sentou-se em cima. Uma grande multidão estendia as suas capas no caminho; outros cortavam ramos das árvores e espalhavam-nos pelo chão. E todos, quer os que iam à sua frente, quer aqueles que o seguiam, diziam em altos brados: Hossana ao Filho de David! Bendito seja aquele que vem em nome do Senhor! Hossana nas alturas!
Quando Jesus entrou em Jerusalém, toda a cidade ficou em alvoroço. «Quem é este?» – perguntavam. E a multidão respondia: «É Jesus, o profeta de Nazaré, da Galileia.»
Guia – Palavra da Salvação.
Todos – Glória a vós, Senhor.
(Momento de Silêncio)
Gesto Concreto
Leitor 1 – A multidão acolheu Jesus às portas de Jerusalém. Queremos também nós acolher Jesus à porta de nossa casa.
Todos – Hossana ao Filho de David, rei de Israel, hossana nas alturas!
Leitor 2: Entra, Jesus, em nossa casa, guia os nossos passos, consola os nossos corações. Bendito o que vem em nome do Senhor!
Todos – Bendito o que vem em nome do Senhor!
Leitor 3 – Enquanto entramos em nossa casa, entra connosco Senhor. Hossana ao nosso Rei, bendito o que vem em nome do Senhor!
Juntos, os membros da família entram ou reúnem-se em casa. Enquanto caminham rezam:
Todos – Hossana ao Filho de David, rei de Israel, hossana nas alturas! Bendito o que vem em nome do Senhor!
Reflexão
Papa Francisco
Leitor 1 – Como entrou em Jerusalém, assim deseja entrar nas nossas famílias, cidades e nas nossas vidas. Como fez no Evangelho – montando um jumentinho –, Ele vem a nós humildemente, mas vem ‘em nome do Senhor’: com a força do seu amor divino, perdoa os nossos pecados e reconcilia-nos com o Pai e connosco mesmos.
Leitor 2 – Jesus fica contente com a manifestação popular de afeto da multidão e quando os fariseus O convidam a mandar calar as crianças e os outros que O aclamam, responde: ‘Se eles se calarem, gritarão as pedras’ (Lc 19, 40). Nada poderia deter o entusiasmo pela entrada de Jesus; que nada nos impeça de encontrar n’Ele a fonte da nossa alegria, a verdadeira alegria, que permanece e dá a paz; pois só Jesus nos salva das amarras do pecado, da morte, do medo e da tristeza. (Homilia de 20 de março de 2016)
(Momento de Silêncio)
Guia – E agora, cumprindo a ordem do Senhor, digamos juntos: Pai nosso…
Oração
Guia – Deus eterno e todo poderoso, para dar aos homens um exemplo de humildade, quisestes que o nosso Salvador se fizesse homem e morresse na cruz. Concedei-nos compreender os ensinamentos da sua Paixão e ressuscitar com Ele na sua glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que é Deus convosco unidade do Espírito Santo.
Todos – Amen!
Bênção final
Guia – Que a bênção de Deus todo-poderoso, desça sobre nós e permaneça para sempre.
Todos – Amen!
Todos – Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amen!
Guia – Bendigamos o Senhor!
Todos – Demos graças a Deus!