Segunda-Feira Santa
A UNÇÃO
“…a casa encheu-se com o perfume do bálsamo.” (Jo 12, 3b)
Quando? Ao final da tarde, antes de jantar.
Como proceder? A família reúne-se na sala, ou no seu lugar habitual de oração. A mãe/pai deve ter consigo um frasco de perfume.
Guia – Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo.
Todos – Amen.
Guia – Começamos hoje a Semana Santa e as leituras destes dias vão ajudar-nos a acompanhar Jesus nos momentos que antecedem a sua paixão, morte e ressurreição.
Hoje, o evangelho conta-nos a visita de Jesus à casa dos seus amigos Marta, Maria e Lázaro, em Betânia. Nessa visita, Maria faz um gesto muito bonito e muito significativo. Vamos escutar com atenção.
Escuta da Palavra
João 12, 1-11
Todos – Senhor, queremos escutar a tua Palavra. Fala agora ao nosso coração.
Leitor 1 – Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi a Betânia, onde vivia Lázaro, que Ele tinha ressuscitado dos mortos. Ofereceram-Lhe lá um jantar: Marta andava a servir e Lázaro era um dos que estavam à mesa com Jesus.
Mãe/Pai – Enquanto estavam à mesa, Maria tomou um frasco grande de perfume de nardo puro, de alto preço, ungiu os pés de Jesus e enxugou-Lhos com os cabelos; e a casa encheu-se com o perfume do bálsamo.
Neste momento, a mãe/pai espalha no ar um pouco do perfume que tem.
Leitor 1 – Judas Iscariotes, um dos discípulos, aquele que havia de entregar Jesus, disse a Jesus:
Leitor 2 – «Porque não se vendeu este perfume por trezentos denários, para dar aos pobres?»
Leitor 1 – Mas Judas disse isto, não porque se importava com os pobres, mas porque era ladrão e, tendo a bolsa comum, tirava o que nela se lançava. Mas Jesus respondeu-lhe:
Mãe/Pai – «Deixa-a em paz: ela tinha guardado o perfume para o dia da minha sepultura. Pobres, sempre os tereis convosco; mas a Mim, nem sempre Me tereis».
Leitor 1 – Muitos judeus que viviam por ali souberam que Jesus estava em casa de Lázaro e vieram, não só por causa de Jesus, mas também para verem Lázaro, que Ele tinha ressuscitado dos mortos.
Mãe/Pai – Palavra da salvação.
Todos – Glória a Vós, Senhor Jesus.
(Momento de Silêncio)
Reflexão
Leitor 1 – Segundo os evangelhos, Betânia é uma povoação a 3km de Jerusalém e Jesus passou por lá doze vezes. No entanto, esta estadia é diferente, o jantar é festivo, provavelmente para celebrar a ressurreição de Lázaro. A casa de Betânia é a casa de três irmãos muito diferentes entre si, como em qualquer família, e podemos ver isso das suas atitudes. Marta servia Jesus, Lázaro está com ele à mesa e Maria derrama o perfume caríssimo aos pés de Jesus. É esta família recebe Jesus. Cada um com as suas tarefas, cada um com as suas qualidades, mas todos disponíveis para Jesus. Esta família é também um modelo para nós que queremos acolher Jesus na nossa família.
Mãe/Pai – O perfume derramado nos pés de Jesus faz com que toda a casa se encha daquele perfume agradável, como sentimos também nós, há pouco. Por causa da presença de Jesus sente-se o bom odor do Seu amor que, como o perfume depois de derramado, não se vê mas sente-se a sua qualidade e efeitos.
Leitor 2 – Tudo neste evangelho nos fala de amor. Amor de Lázaro que está ao lado de Jesus, amor de Marta que o serve e amor de Maria que deseja demonstrar toda a sua gratidão a Jesus pelo que ele fez à sua família com o gesto que cumpre. É a comunhão de amor que Jesus quer que exista em todas as famílias e que só é possível quando o recebemos na nossa casa e entre nós.
Mãe/Pai – No entanto, o amor encontra sempre obstáculos. Neste evangelho é Judas Iscariotes que tenta tirar valor ao gesto de Maria e provocar uma discussão entre Jesus e os seus amigos. Mas o mais belo de tudo isto é que embora Jesus conhecesse as intenções de Judas Iscariotes não o rejeita nem o repreende, simplesmente o corrige e explica-lhe que aquele gesto é muito significativo por tudo o que vai acontecer dali para a frente. O amor de Jesus deseja renovar todas as pessoas e vai entregar-se por todas. Também por Judas que o engana e trai.
Leitor 1 – Aqui, em Betânia, Jesus foi ungido nos pés por Maria. Daqui a uns dias, em Jerusalém, será Ele a ungir os pés dos discípulos. O amor é um ciclo virtuoso. Vindo de Deus e através de mim, pode chegar a todos.
Oração
A mãe/pai espalha novamente um pouco de perfume no ar.
Guia – Vamos agora rezar pedindo a Jesus que, através de nós, o bom odor do perfume do Seu amor se espalhe em todo o mundo.
Mãe/Pai – “Graças sejam dadas a Deus, que, em Cristo, nos conduz sempre e, por nosso intermédio, difunde em toda a parte o perfume do seu conhecimento. Porque somos para Deus o bom odor de Cristo” (2Cor 14-15).
Todos – Senhor, como Maria também nós queremos oferecer-te o que temos de melhor: a nossa vida, a nossa família, toda a nossa disponibilidade para fazer a tua vontade. Vem viver em nós, Senhor, e espalharemos por todo o lado o suave perfume de Teu amor. Pai nosso…
Bênção final
Mãe/Pai – O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna.
Todos – Amen.