Para dar resposta à pressão de internamentos em período pandémico no Hospital do Espírito Santo de Évora, a autarquia eborense criou Equipamentos Municipais de Apoio ao Hospital para Doentes Covid-19. Os Salesianos de Évora foram uma das entidades a quem foi solicitada ajuda.
A primeira resposta concretizou-se nas instalações da Residência Universitária Manuel Álvares dependente dos Serviços Sociais da Universidade de Évora. A segunda estrutura de apoio, cuja entrada em funcionamento aconteceu no início de janeiro do presente ano numa fase já bastante crítica em termos de ocupação de camas em enfermaria e em unidade de cuidados intensivos, teve por local um edifício alugado pela edilidade na Zona Industrial da Horta das Figueiras.
Um terceiro equipamento de retaguarda foi delineado, logo no início do primeiro confinamento, em março de 2020, para o Pavilhão Dom Bosco dos Salesianos de Évora. A comunidade salesiana disponibilizou este espaço como resposta a uma solicitação do Serviço Municipal de Proteção Civil. Camas e outros equipamentos foram transferidos para o local. Felizmente, não foi necessário o recurso a esta estrutura em nenhuma das vagas pandémicas. A utilização do pavilhão gimnodesportivo dos Salesianos de Évora destinava-se ao internamento de doentes Covid que já não necessitassem de cuidados muito especializados, de forma a desimpedir camas do Hospital do Espírito Santo para os doentes com sintomatologia mais grave.