SEGUNDA ESTAÇÃO – Jesus é carregado com a Cruz
Guia: Nós Vos adoramos e bendizemos, Senhor Jesus Cristo.
Todos: Que pela Vossa Santa Cruz remistes o mundo.
Leitor 1: Do Evangelho segundo São Marcos: «Depois de o terem escarnecido, tiraram-lhe o manto de púrpura e revestiram-no das suas vestes. Levaram-no, então, para o crucificarem» (Mc 15, 20).
Leitor 2: Do livro do Génesis. No dia seguinte de manhã, Abraão tomou pão e um odre de água, deu-o a Agar e colocou-o sobre os ombros dela; depois, mandou-a embora com seu filho. Ela partiu e, embrenhando-se no deserto de Bersabé, por lá andou ao acaso. Terminada a água do odre, colocou o filho do lado oposto dizendo: “Não quero ver o meu filho morrer”. Mas Deus ouviu o choro do menino e chamou Agar: ”Que tens tu, Agar? Ergue-te e vai buscar outra vez o teu filho, toma-o pela mão, pois farei nascer dele um grande povo”. Deus abriu-lhe os olhos, ela viu o poço onde foi encher o odre e deu de beber ao menino (Gn 21, 14-19).
Guia: Jesus parte para a estrada poeirenta num meio-dia de sol, completamente só. Nessa terra repisada, ladeada de rosas vermelhas, caminham desertos e espinhos dolorosos. Na Via das Dores o ser humano grita pelo coração de Deus. Os homens são frios nas suas ações, indiferentes, insensíveis. Deus, porém, comove-se ao choro do menino de Agar de todos os tempos.
Todos: O Senhor é bondoso e compassivo, é paciente e misericordioso (Sl 144).