QUARTA ESTAÇÃO – Jesus encontra sua mãe
Guia: Nós Vos adoramos e bendizemos, Senhor Jesus Cristo.Todos: Que pela Vossa Santa Cruz remistes o mundo.
Leitor 1: Do Evangelho segundo São Lucas. «Simeão abençoou-os e disse a Maria, sua mãe: “Este menino está aqui para queda e ressurgimento de muitos em Israel e para ser sinal de contradição; uma espada trespassará a tua alma. Assim hão de revelar-se os pensamentos de muitos corações. (…) Sua mãe guardava todas estas coisas no seu coração» (Lc 2, 34-35.51).
Leitor 2: Do profeta Isaías. “Acaso, pode uma mulher esquecer-se do menino que amamenta, não ter carinho pelo fruto das suas entranhas? Ainda que ela se esquecesse dele, Eu nunca te esqueceria. Eis que te gravei nas palmas das Minhas mãos (Is 49, 15-16).
Guia: “Saúdo-te, Senhora santa, eleita pelo santíssimo Pai celeste e por Ele consagrada, com o santíssimo Filho dileto e com o Espírito Santo Paráclito. Saúdo-te, véu do Paraíso, serva do senhor, Mãe de Deus” (S. Francisco de Assis). Que mais palavras de carinho posso eu dirigir-te para te consolar, ó minha Mãe? Na manhã deste primeiro dia passas a estar a meu lado, bondade primeira, tecida de graça e gratuidade, mulher fiel. Possa eu repetir-te a bem-aventurança de Isabel: “Feliz daquela que acreditou que teriam cumprimento as coisas que lhe foram ditas da parte do Senhor” (Lc 1,45). “A doçura do olhar de Maria nos acompanhe para podermos todos nós redescobrir a alegria da ternura de Deus” (MV 24).
Todos: Ave-Maria…