OITAVA ESTAÇÃO – Jesus conforta as mulheres de Jerusalém que choram por Ele.
Guia: Nós Vos adoramos e bendizemos, Senhor Jesus Cristo.
Todos: Que pela Vossa Santa Cruz remistes o mundo.
Leitor 1: Do Evangelho segundo São Lucas. «Seguiam Jesus uma grande multidão de povo e umas mulheres que batiam no peito e se lamentavam por Ele. Jesus voltou-se para elas e disse-lhes: “Filhas de Jerusalém, não choreis por mim, chorai antes por vós mesmas e pelos vossos filhos”» (Lc 23, 27-28).
Leitor 2: Do Evangelho de Marcos: “Naqueles dias, como de novo se concentrara uma grande multidão e não tivessem que comer, Jesus chamou os discípulos e disse-lhes: Tenho compaixão do povo. Há três dias que não se afastam de Mim e não têm que comer. Se os mandar embora em jejum, para suas casas, desfalecerão no caminho, e alguns vieram de longe” (Mc 8, 3).
Guia: Da tribuna da estrada Jesus explica àquelas mulheres o porquê das suas lágrimas. Mostra-lhes o Reino de Deus através da alegria do dar-se, do despojar-se das inutilidades. O caminho do Calvário é a expressão sincera dum coração enamorado, do pegar na cruz dos outros e levá-la ao monte do calvário das suas vidas. É um momento da passagem da escravidão do pecado à luz da graça, da passagem do escárnio ao aplauso da festa de Deus no homem.
Todos: Eu procuro servir-Te com todo o coração. Não deixes que me afaste dos Teus mandamentos. Não me abandones! (Sl 118, 10.8).