NONA ESTAÇÃO – Jesus cai pela terceira vez
Guia: Nós Vos adoramos e bendizemos, Senhor Jesus Cristo.
Todos: Que pela Vossa Santa Cruz remistes o mundo.
Leitor 1: Do Evangelho de S. Lucas: Pedro respondeu a Jesus: “Senhor, estou pronto a ir contigo até para a prisão e para a morte”. Respondeu-lhe Jesus: “Digo-te, Pedro, o galo não cantará hoje sem que, por três vezes, tenhas negado conhecer-Me” (Lc 22, 33-34).
Leitor 2: Do Evangelho de S. João. Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: «Simão, filho de João, tu amas-Me mais do que estes?» Ele respondeu-Lhe: «Sim, Senhor, Tu sabes que Te amo». Disse-lhe Jesus: «Apascenta os meus cordeiros». Voltou a perguntar-lhe segunda vez: «Simão, filho de João, tu amas-Me?» Ele respondeu-Lhe: «Sim, Senhor, Tu sabes que Te amo». Disse-lhe Jesus: «Apascenta as minhas ovelhas». Perguntou-lhe pela terceira vez: «Simão, filho de João, tu amas-Me?» Pedro entristeceu-se por Jesus lhe ter perguntado pela terceira vez se O amava e respondeu-Lhe: Senhor, Tu sabes tudo, bem sabes que Te amo». Disse-lhe Jesus: «Apascenta as minhas ovelhas” (Jo21, 15-17).
Guia: “Enquanto Cristo morria na cruz, Pedro morria negando. O Senhor Jesus ressuscita dos mortos e, no seu amor, ressuscita Pedro” (S. Agostinho). Nenhum homem vale pelo seu pecado, todo o homem vale pelo seu coração. Pedro que tinha proclamado as palavras mais belas sobre a pessoa de Jesus, estava longe de imaginar que O haveria de negar. Agora descobre que Jesus é o dom para o homem, a pérola fascinante, o tesouro escondido. “Levanta-te e anda” é o convite amigo que Deus faz ao homem em cada uma das suas quedas. Deus sempre espera esse momento.
Todos: Senhor, cuida de mim, que sou pobre e necessitado! (Sl 39).