Um coração que transforma os ‘lobos’ em ‘cordeiros’
“Disse-lhes ainda: A que compararei o Reino de Deus? É como o fermento que uma mulher toma e mistura em três medidas de farinha e toda a massa fica fermentada.” (Lc 13,20-21)
Todos os anos o reitor-Mor dos Salesianos convida toda a Família Salesiana a refletir sobre um determinado tema a que chamamos Lema.
Cumprem-se, neste ano de 2024, os 200 anos do momento em que Joãozinho Bosco, o nosso Dom Bosco, teve o sonho conhecido de modo muito familiar em toda a Família Salesiana do mundo como o sonho dos nove anos. E parece-me que esta efeméride dos 200 anos de um sonho que «condicionou, em tudo, o modo de viver e de pensar de Dom Bosco e, em particular, o modo de sentir a presença de Deus na vida de cada um e na história do mundo», merece ser o tema central do Lema deste ano e o tema que, em toda a Família Salesiana, vai orientar tanto o ano pastoral como inúmeras intervenções educativas e ações sociais e evangelizadoras em qualquer parte do mundo salesiano desta grande família que o Espírito inspirou ao nosso pai.