Desde 2008 que a Fundação Salesianos, inspirada na obra e modelo educativo de Dom Bosco, apoia e desenvolve, através das Obras e Serviços Sociais (SolSal), ações e programas que dão respostas especializadas às necessidades das crianças e jovens em situação de risco e perigo, e famílias vulneráveis. A Missão Dom Bosco surge em 2020, com o intuito de alargar o âmbito destas respostas, quer a nível nacional, quer a nível internacional, apoiando outros projetos sociais em Portugal, mas também os projetos mais urgentes das missões salesianas.
A consignação de 0,5% do seu IRS não tem custos para si, assim, e com um gesto tão simples, está a fazer a diferença na vida de quem mais precisa. Não se esqueça que ao consignar já está a ajudar!
Pode, ainda, contribuir com a dedução de 15% do IVA, prescindindo deste benefício e entregando-o como donativo.
Os projetos sociais desenvolvidos pela Fundação Salesianos em Portugal e em países em desenvolvimento têm como principal objetivo a promoção e a proteção de crianças e jovens, bem como das suas famílias, fomentando a educação para a cidadania, a paz, a justiça, o bem comum e a educação ambiental, enquanto suporte fundamental para o harmonioso desenvolvimento da criança e do jovem.
Ao contribuir com a consignação do seu IRS, está a apoiar a nossa rede humanitária que integra os seguintes projetos:
Ao preencher a sua declaração de IRS pode destinar 0,5% do valor liquidado a uma instituição à sua escolha, sem qualquer custo para si, pois o montante é financiado pelo orçamento de estado.
Deve multiplicar os 0,5%, pelo total do seu imposto liquidado/apurado, ou seja, o valor a pagar ao Estado. Por exemplo: 0,5% x 6.000€ = 30 euros. O Estado vai entregar à Fundação Salesianos 30 euros, graças ao seu gesto solidário
Para apoiar a Fundação Salesianos basta preencher o quadro 11 do modelo 3 com o NIF 510 166 822 e escolher “IRS” ou “IRS e IVA”, caso queira prescindir do seu reembolso do IVA. No quadro das Entidades beneficiárias, por favor selecione a opção “Instituições Particulares de Solidariedade Social ou Pessoas Coletivas de Utilidade Pública (art. 32.º n.º 6 da Lei n.º 16/2001, de 22 de junho)”.
Além de 0,5% do valor liquidado no seu IRS, pode também doar o benefício fiscal de 15% do IVA, derivado das faturas enquadradas num dos setores de atividade previstos no n.º 1 do artigo 78.º-F do Código do IRS. Se decidir prescindir desse valor, doando-o à Fundação Salesianos, basta colocar uma cruz, também, no quadrado do IVA. Neste caso não será reembolsado dos 15% do IVA suportado. Esse montante será destinado à Fundação Salesianos.
Para mais informações, por favor consulte www.portaldasfinancas.gov.pt.