Contribuir para a melhoria do desempenho da ESDA – Escritório Salesiano de Desenvolvimento de Angola -, no apoio e consolidação das várias atividades desenvolvidas pela Visitadoria Salesiana Mamã Muxima (ANG).
Este projeto pretende reabilitar o espaço físico destinado ao ESDA, bem como melhorar a articulação do ESDA com os restantes setores da Província: animação provincial, pastoral juvenil, economato e comunicação social.
Crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, risco ou perigo, que vivem num contexto familiar de carência socioeconómica, naquele país.
Os Salesianos de Dom Bosco estabeleceram a sua presença, em Angola, em 1981, tendo trabalhado, desde sempre, em “parceria” com o governo angolano em diferentes setores e projetos.
De acordo com os seus estatutos, os SDB Angola têm como missão a educação, a formação profissional, o fomento da capacitação profissional da sociedade, a solidariedade, a promoção social e o desenvolvimento comunitário, principalmente em favor da juventude mais pobre e das classes populares, respondendo às suas necessidades de desenvolvimento.
Os Salesianos de Dom Bosco de Angola pretendem, assim, fortalecer o desenvolvimento integral dos jovens, especialmente dos mais necessitados.
Tendo como principais áreas de atuação a Proteção da Criança, a Formação Técnica e Profissional, a Sustentabilidade e Meio Ambiente, bem como a área dos Refugiados, Requerentes de Asilo e Migrantes, o ESDA funciona como uma ferramenta básica para a qualidade da Missão Salesiana. Este é um dos instrumentos necessários ao serviço do Provincial e do seu Conselho na sua missão de animação e governo da Província.
Atualmente, a estrutura do ESDA encontra-se em mau estado de conservação pelo que, ao contribuir para este projeto os benfeitores estarão a possibilitar que sejam realizadas obras de melhoria no edifício de modo a que este possa acomodar, até cerca de 15 colaboradores, alocados aos vários projetos que estão a ser desenvolvidos e implementados naquele país.
Entre as melhorias necessárias, destaque para a colocação de novas chapas, caleiras, teto falso, janelas, cortinas, ar condicionado, bem como para a restruturação toda a instalação elétrica, e pintura, sem esquecer a aquisição de algum mobiliário de escritório.