Missão Dom Bosco

COVID-19 – Resposta Geral dos Salesianos

Os Salesianos já se encontram no terreno quando as comunidades mais necessitadas em todo o mundo enfrentam as ameaças da COVID-19, mobilizando recursos para fornecer máscaras, kits de higiene, nutrição e campanhas de prevenção.

Em todo o mundo, os Salesianos de Dom Bosco estão a responder às necessidades dos pobres, trabalhadores migrantes e jovens desalojados durante a pandemia da COVID-19. A maioria das escolas Salesianas está encerrada mas, para os muitos que vivem em Instituições Salesianas, o cuidado continua a ser providenciado. Os Salesianos de Dom Bosco estão a mobilizar-se nas suas comunidades para avaliar as necessidades e encontrar forma de apoiar. Também estão a fornecer informação promotora de segurança às suas comunidades sobre o impacto do vírus bem como a promover dicas de prevenção através de campanhas, posters e banners online. Muitas organizações Salesianas já lançaram iniciativas de angariação de fundos para responder às necessidades básicas como alimentação e kits de saúde. Também em países em todo o mundo, os Salesianos de Dom Bosco têm mobilizado os seus centros de costura e estudantes para fabricarem máscaras para hospitais locais, membros da comunidade e para os que estão em programas Salesianos.

 

Alimentação

Quando as ordens para ficar em casa podem significar ausência de alimentação para famílias vulneráveis em comunidades em todo o mundo, os Salesianos de Dom Bosco desenvolvem formas de conseguir fornecer os alimentos e outros abastecimentos que estas precisam desesperadamente.

Em muitas partes do mundo onde as pessoas estão mais vulneráveis, as ordens para ficar em casa podem significar não ter nada para comer. Em locais onde a probreza é uma luta diária, a procura de alimentos é também uma tarefa diária. Não têm provisões que durem mais do que um ou dois dias e não têm outra escolha senão ir à procura de alimentos para sobreviver. É por esta razão que o trabalho dos Salesianos de Dom Bosco é tão importante – na sequência da crise da COVID-19 mas em todos os dias de cada ano – nas comunidades que servem, em países do mundo inteiro. Eles trabalham para identificar os destinatários que mais precisam e planear meios de fornecer alimentos e outros abastecimentos que são tão necessários.

 

Higiene

Em todo o mundo, os Salesianos de Dom Bosco estão a mobilizar-se, dentro das suas comunidades locais, para ajudar a parar a propagação da COVID-19. Entre estas iniciativas que fazem a diferença, está a distribuição de kits de higiene e abastecimentos para os que mais precisam.

Vivendo nas comunidades em todo o mundo, os Salesianos de Dom Bosco estão no terreno, envidando esforços para impedir a propagação da COVID-19, através do fornecimento de kits de higiene e outros abastecimentos para os que mais precisam. Os kits de higiene e segurança sanitária incluem sabão, detergente líquido para lavar as mãos, máscaras, absorventes sanitários e outros artigos de higiene. Em muitas áreas, campanhas educacionais também estão a ser levadas a cabo para comunicar a importância da lavagem das mãos e higiene adequada. Estes e outros programas são particularmente críticos para pessoas em risco que não têm capacidade de participar no distanciamento físico – como são exemplo os trabalhadores migrantes, trabalhadores diários, órfãos, refugiados em campos e outros grupos vulneráveis.

 

Produção de Máscaras

Por todo o mundo, existe uma necessidade desesperada de máscaras durante a pandemia. De forma a fazer face a esta necessidade, os Salesianos de Dom Bosco estão a desenvolver formas inovadoras e imediatas para produzir equipamento de proteção nas suas comunidades locais.

Por todo o mundo, os Salesianos de Dom Bosco estão a suprir a necessidade desesperada de máscaras nas suas comunidades locais como parte da sua resposta geral de emergência. As mulheres nos programas salesianos estão a fazer máscaras que depois são fornecidas gratuitamente às equipas hospitalares, e, em troca, recebem uma contribuição económica de forma a sustentar as suas famílias. Uma unidade de costura em uma escola adaptou imediatamente o trabalho de estudantes para produzir máscaras para distribuição gratuita a pessoas carenciadas nessa área geográfica. Para além disso, um projeto em particular está a demonstrar como máscaras ad-hoc podem ser cosidas utilizando tecidos de roupas normais e elásticos. Os Salesianos de Dom Bosco estão a trabalhar, em todos os locais onde podem, para impedir a propagação da COVID-19, especialmente junto de comunidades vulneráveis.

 

Higiene, lavagem de Mãos e Água potável

Com a ameaça da COVID-19 a varrer o mundo, o esforço Salesiano de integrar, sempre que possível, a lavagem de mãos, educação para a higiene e acesso a água potável nos programas é mais crítico do que nunca.

Crianças e famílias, por todo o mundo, estão a precisar desesperadamente de acesso a água potável para a sua sobrevivência diária. A importância da lavagem de mãos, educação para a higiene e acesso a água potável são items integrados nos programas Salesianos sempre que possível – e constituem uma parte crítica da resposta de emergência salesianas à COVID-19. Projetos para proteger crianças vulneráveis, famílias e outras pessoas em maior risco incluem a  instalação de postos de lavagem de mãos, fornecimento de kits de higine com sabonete e a criação de campanhas de sensibilização efetiva, de forma a evitar a propagação do vírus em comunidades locais.

 

Produção de Equipamentos de Proteção Individual (EPI)

Com vista a proteger os que estão na frente da crise da COVID-19, está a ser implementada nas instituições dos Salesianos de Dom Bosco, a produção de viseiras e outros Equipamentos de Proteção Individual (EPI)

Em todo o mundo, funcionários e estudantes das Instituições dos Salesianos de Dom Bosco estão a produzir EPIs para profissionais médicos na frente de combate à crise da COVID-19. Estudantes em várias escolas foram destacados e estão a produzir dispositivos de proteção facial com as impressoras 3D escolares para o pessoal médico potencialmente exposto ao risco da COVID-19. Uma Universidade Politécnica Salesiana está a fazer 120 viseiras cada dia através da impressão 3D, com a equipa a planear produzir, em seguida, ventiladores, laringoscópios e outros abastecimentos médicos. Outra Universidade encorajou alumni por todo o mundo a apoiar a produção de viseiras, máscaras e caixas acrílicas, com planos para começar a produzir caixas de areosol que serão úteis para pacientes que precisam de ser intubados. Para além da equipe hospitalar, já foram doadas viseiras aos bombeiros, Cruz Vermelha e Ministérios da Saúde em vários países – que estão também a ajudar a combater a propagação da COVID-19.

 

Educação para a Prevenção da COVID-19

Os Salesianos de Dom Bosco estão a promover práticas preventivas através de campanhas alargadas de educação e sensibilização para proteger algumas das pessoas mais vulneráveis que enfrentam a ameaça da COVID-19.

Por todo o mundo, os Salesianos de Dom Bosco estão a criar campanhas de sensibilização para a COVID-19 nas comunidades locais para educar as pessoas que estão em maior risco durante a pandemia. Os esforços de sensibilização para a prevenção incluem, por um lado, a abordagem a jovens na rua com informação sobre a COVID-19 e cuidados médicos, encorajando todas as comunidades a seguirem as diretrizes do governo e da OMS, mas, por outro, a produção de cartazes, vídeos e campanhas online para chegar ao maior número de pessoas possível. À medida que o acesso a máscaras protetoras se vai tornando impossível à maioria das pessoas afetadas pela pobreza, a educação para a prevenção é crucial para ajudar a reduzir a propação do vírus mortal.

Como ajudar

Torne-se Benfeitor ou Doador Salesiano

Empresas

Campanhas e Projetos

Torne-se um Fundraiser

Doe 0,5% do seu IRS

Legados e Heranças

Contacte-nos

Missão Dom Bosco – Fundo Solidário Salesiano

Praça São João Bosco 34
1399-007 Lisboa

/Telm.: 911 188 811
Tel: 210 900 500
missaodombosco@salesianos.pt

Siga-nos

Os donativos serão utilizados integralmente nos projetos e fins para que foram recolhidos e irão beneficiar efetivamente as crianças e jovens a que se destinam.