Entre os frutos do renovamento que o Espírito Santo gerou, partindo do Concílio Vaticano II, estão os Movimentos eclesiais, que são “expressões providenciais da nova primavera suscitada pelo Espírito” (João Paulo II 31/5/98). Entre estas novas expressões da vida eclesial, o Espírito suscitou na realidade salesiana o Movimento Juvenil Salesiano.
A espiritualidade juvenil salesiana (EJS) é a espiritualidade do quotidiano, a espiritualidade da alegria e do otimismo, a espiritualidade da amizade com o Senhor Jesus, a espiritualidade de comunhão eclesial, a espiritualidade de serviço responsável
Os encontros juvenis são um dos elementos característicos do Movimento Juvenil Salesiano, são ocasiões significativas de comunicação entre os grupos e de circulação de mensagens e valores próprios da espiritualidade juvenil salesiana. Ao longo do ano a Pastoral Juvenil Salesiana organiza os Encontros MJS, para pré-adolescentes, adolescentes e jovens, a Páscoa Jovem, para jovens do secundário e ensino universitário, e o Acampamento Nacional MJS, que junta jovens do 2.º e 3.º ciclo num ambiente descontraído junto à praia. E claro, o Dia Nacional MJS que junta anualmente em Fátima, junto de Maria, mestra de Dom Bosco, todos os jovens do movimento numa grande festa de fé repleta de música, cor e alegria.
No campo das artes e do desporto, há a destacar um festival nacional de curtas-metragens, o Clip D. Bosco, e os Jogos Nacionais Salesianos que juntam anualmente centenas de jovens atletas vindos dos vários ambientes salesianos numa grande festa do desporto.
Os encontros vocacionais Encontros com Dom Bosco, para os rapazes, e Encontros com Madre Mazzarello, para as raparigas, destinam-se aos vários grupos de caminhada e descoberta vocacional. Realizam-se regularmente a nível local, e também a nível nacional em quatro ocasiões ao longo do ano, Páscoa, Verão, Natal e no grande encontro nacional do MJS em Fátima.
O sistema preventivo idealizado por Dom Bosco, assente em três pilares (razão, religião e amabilidade), atua como linha de orientação educativa a par da herança deixada por Baden-Powell: procurar ser feliz, deixando o mundo um pouco melhor. A espiritualidade e a alegria que Dom Bosco sentia e transmitia aos seus jovens são exemplo a ser vivido em todas as atividades.
São atualmente cinco os Agrupamentos de Escuteiros sedeados em casas salesianas – 34 Vendas-Novas; 75 Estoril; 79 Prazeres; 320 Évora e 550 Manique -, todos eles com participação ativa nas comunidades em que estão inseridos, trabalhando para que os seus lobitos sejam sempre alegres e felizes, os exploradores sejam hoje melhores que ontem, os pioneiros trabalhem sem reconhecer limites e os caminheiros vivam o presente construindo o amanhã.
A 22 de janeiro de 2022, na XIII Assembleia Nacional do MJS, foi eleito o novo Conselho Nacional tendo sido escolhida a jovem Laura Gralheira para coordenadora. Foram ainda eleitos dois jovens representantes das Filhas de Maria Auxiliadora, Mariana Santana e Tiago Cunha, e duas jovens representantes dos Salesianos de Dom Bosco, Inês Cristóvão e Inês Ribeiro.
Está em processo de relançamento a coordenação nacional composta por uma assembleia com representantes de todas as presenças salesianas com actividade juvenil e pelo Conselho Nacional MJS.
Sendo um Movimento com expressão mundial e presente nos vários continentes, está também em estreita ligação com a coordenação europeia.
O Movimento Juvenil Salesiano (MJS) é uma das formas de presença entre os jovens mais ampla e compreensiva.
É um movimento de carácter educativo, oferecido a todos os jovens, para os tornar sujeitos e protagonistas do seu crescimento humano e cristão, com impulso missionário, aberto aos afastados, com vontade de incidência na zona e na sociedade civil e de inserção e contributo na Igreja local.
Os grupos e associações juvenis que, mantendo embora a sua autonomia a nível de organização, se reconhecem na espiritualidade e na pedagogia salesiana, formam de modo implícito ou explícito o Movimento Juvenil Salesiano.