Apresentação do Lema do Reitor-Mor para 2025: ano de duplo jubileu

O Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima, acolheu, no dia 25 de janeiro, o lançamento do lema da Família Salesiana para 2025. O lema deste ano será «Ancorados na esperança, peregrinos com os jovens».

Coube ao Pe. Tarcízio Morais, Provincial dos Salesianos de Dom Bosco em Portugal, apresentar aos mais de 500 participantes o lema que o Vigário do Reitor-Mor, Pe. Stefano Martoglio, oferece à Família Salesiana. O cargo de Reitor-Mor encontra-se vago, sendo assumido por um Vigário até à eleição, em Capítulo, do próximo Reitor-Mor. O cargo era exercido pelo Pe. Ángel Fernandez Ártime, entretanto criado Cardeal pelo Papa Francisco e nomeado Pró-Prefeito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.

O Provincial dos Salesianos referiu que «O Lema deste ano surge no contexto da celebração de dois grandes acontecimentos que devemos ter como referência: a celebração do Jubileu e a celebração dos 150 anos da primeira expedição missionária (a celebrar a 11 de novembro de 2025). Estes dois acontecimentos têm a esperança como “ponto de encontro”. A par destes acontecimentos poderíamos associar um símbolo: a âncora».

Sobre o símbolo da âncora disse que «na Bíblia, a âncora é usada como símbolo de nossa esperança em Jesus, que nos dá estabilidade e firmeza na vida. Cristo é a âncora da esperança (Heb 6, 17-20). Ancorados na esperança somos peregrinos com os jovens».

No final da manhã, participaram, na Capela da Morte de Jesus, numa concelebração eucarística. Na homilia, o Pe. Tarcízio Morais apelou: «nunca nos cansemos de seguir, nunca desesperemos de procurar, nunca deixemos de ter Esperança, de nos colocarmos em boa posição…. o Senhor, o nosso Deus, tem um lugar e um tempo preparado para nós, porque Ele, a sua verdade, a sua vida, o seu caminho, quando nos puxar, tira-nos de nós mesmos, seremos abençoados, faremos o bem, daremos a vida por Cristo e pelo seu Evangelho, não haverá mais lâmpada nem luz senão a do Cordeiro; até o mal que fizemos, por zelo mal orientado, por ignorância, por domínio… será transformado em Graça, daremos o cêntuplo motivados pelo Amor Maior».

Na parte da tarde, decorreu, ainda, o Congresso eletivo do novo Conselho Provincial dos Salesianos Cooperadores, com a presença do Coordenador Internacional, Antonio Boccia, e do Conselheiro Mundial da Região Ibérica, Borja Pérez, e a apresentação do novo Conselho Nacional do Movimento Juvenil Salesiano.

Fotografias: João Ramalho

Artigos Relacionados