Retiro Trimestral

À porta do Advento… a caminhar como Família Salesiana, rumo ao presépio

No dia 30 de novembro, ao concluir o 1.º período do ano de trabalho, Salesianos, Filhas de Maria Auxiliadora e Voluntárias de D. Bosco reuniram-se para o exercício da “Boa morte” como lhe chamava D. Bosco, e hoje, designamos por retiro ou exercício espiritual. As casas da zona sul reuniram-se na Escola Salesiana do Estoril, e as do norte, na Casa Juvenil São João Bosco, no Porto. Orientou o retiro o Pe. Provincial, no norte, e no sul, o Pe. Artur Pereira.

Este encontro às portas do Natal, como Família Salesiana, em Portugal, foi uma bênção de Deus e da Mãe Auxiliadora, pois sendo a primeira vez que nos encontrámos para tratar de revitalizar a nossa vida e missão, foi motivante, pois, sempre que nos unimos e caminhamos na mesma direção, é, de certeza, o caminho mais seguro para chegarmos à meta.

No convívio entre irmãos, que vivem o mesmo sonho que D. Bosco e Madre Mazzarello sonharam, de certeza que todos concluíram que foi um dia do Senhor e para o Senhor.

Neste tempo propício de Advento, tudo nos convida a reavivar a nossa fé e a esperança nos novos céus e nova terra, onde possa germinar a fraternidade e a solidariedade entre os povos. A nossa terra sofre até ao derramamento de sangue e fogo, em muitos dos nossos irmãos, em muitos cantos da nossa “Mãe Terra”, como diria S. Francisco de Assis.  

A esperança cristã alimenta a nossa vida e dá vigor à nossa missão evangelizadora dos jovens, para que na terra habite a Alegria, a Caridade e a Solidariedade.

Houve tempo para escutar e refletir, para rezar e meditar, para reconciliar e para caminhar!

Artigos Relacionados