Alunos dos Salesianos de Manique participam no programa do jornal “Público” para as escolas


O projeto Jornal Escolar Digital faz parte do programa “Público na Escola”. Este ano, quatro turmas de alunos dos Salesianos de Manique estão a criar o seu próprio jornal online.

No início do presente ano letivo, no âmbito do estudo do texto não literário, e com o intuito de desenvolver competências de informação e de comunicação, de pensamento crítico e de relacionamento interpessoal, a professora de Português, Sandra Ribeiro, desafiou os alunos das turmas E, F, G e H do 6.º ano, para a criação de um jornal escolar digital.

O entusiasmo foi imediato e, após aprovação pela Direção Pedagógica, seguiu-se a fase de seleção de alunos para integrarem a equipa editorial. A professora apresentou a plataforma TRUE, da responsabilidade do jornal Público, as dinâmicas e os objetivos da equipa editorial (desenvolver formas de expressão escrita e fotográfica e o sentido crítico e reflexivo; envolver elementos da Comunidade Educativa na partilha de saberes, ações e práticas; contribuir para a comunicação entre diferentes elementos que constituem a comunidade escolar sobre temas de interesse geral e específico).

A equipa editorial, constituída por trinta alunos voluntários de cada uma das turmas, visitou a redação do jornal Público, em Alcântara, na manhã do dia 12 de novembro, onde tem a oportunidade de, à conversa com os jornalistas Carolina Franco, Cristiana Faria e Rui Martins, conhecer a história do jornal, refletir sobre conceitos como deontologia, isenção, imparcialidade, independência, fidedignidade e fidelidade de informação, identificar as profissões que integram uma equipa editorial, bem como as suas dinâmicas, e aprofundar conhecimentos sobre a estrutura de uma notícia, de uma reportagem, de um artigo de opinião, de um podcast e videocast.

No dia 5 de dezembro, numa sessão em auditório, os alunos apresentaram aos colegas as aprendizagens realizadas durante a visita. De forma simbólica, assumiram o seu compromisso de jornalistas e receberam, pelas mãos da coordenadora do departamento de Português, Iva Pereira, a “carteira profissional” desenhada pela professora Sara Costa. O logótipo para o jornal estava escolhido.

Leia também  Um mundo mais rico, no futebol e na Igreja
“A Nossa Casa”

Nas fases seguintes, o brainstorming realizado pelos alunos em aula elencou as dez propostas de títulos para o jornal escolar, sendo “A Nossa Casa” o título escolhido por voto de qualidade da Direção Pedagógica. Com um título atribuído ao jornal foi, então, possível, no dia 5 de dezembro, inscrevê-lo na plataforma TRUE e a equipa iniciar o seu trabalho, selecionando as secções a privilegiar e, posterior-mente, os responsáveis dos diferentes setores da escola a contactar.

A equipa editorial aproveitou a presença do Provincial, Padre Tarcízio Morais, em Visita Canónica a Manique, para abrir a secção “Palavras de…”, um espaço de entrevistas que darão a conhecer elementos da Comunidade Educativa Salesiana. O jornal conta também com as secções “Pastoral”, “Desporto”, “Um olhar sobre…” e “Região”.

O link para aceder ao Jornal Escolar digital “A Nossa Casa” está disponível, desde o dia 27 de dezembro, no Instagram da escola. A escola conta que este projeto desperte o interesse da Comunidade Educativa e que, através do digital, seja possível estreitar laços.

Para dar a conhecer o programa, o Público apresentou um vídeo com testemunhos dos vários intervenientes, incluindo os alunos salesianos que fizeram a visita à redação do jornal. Para ver no site do Público.

Artigos Relacionados