Dois projetos de alunos salesianos estão entre as 25 miniempresas finalistas do programa “A Empresa” da Junior Achievement Portugal. A “Wetzipper”, dos Salesianos de Lisboa, e a “Breacup”, dos Salesianos do Estoril, vão estar na final do concurso nacional no Pavilhão Rosa Mota, no Porto, no dia 31 de maio.
Um fato de neoprene adaptável e feito a partir de reciclagem de fatos usados e um copo produzido à base de algas e amido são as duas ideias inovadoras desenvolvidas por alunos salesianos que chegaram à final do concurso “A Empresa”, programa destinado a alunos do ensino secundário que promove o empreendedorismo através da criação e gestão de um negócio.
Um fato de neoprene adaptável às estações do ano, feito a partir de fatos inutilizados e com um preço acessível, foi a ideia apresentada pelo grupo de três alunos dos Salesianos de Lisboa que vai estar na final do programa “A Empresa” da Junior Achievement Portugal. A “Wetzipper” foi uma das cinco empresas escolhidas entre 25 participantes no 2.º dia da Junior Market Lisboa, que decorreu no dia 27 de abril no ISEG – Lisbon School of Economics & Management. Os três alunos, praticantes de desportos aquáticos, identificaram um problema comum a vários desportistas e resolveram apresentar uma solução, criando um produto inovador. A “Wetzipper” propõe um fato de neoprene com zippers nos braços e pernas, o que permitirá remover partes do fato, sendo adaptável a qualquer temperatura, a um preço acessível. O projeto, de produção nacional, tem uma preocupação ambiental, com o reaproveitamento de fatos de neoprene inutilizados para produção das mangas e pernas para os novos fatos, reduzindo assim o desperdício e o consumo de fatos de neoprene por parte dos desportistas, dado que não precisam de ter um fato para cada estação do ano.
A criação de um copo biodegradável e compostável para substituir o uso do plástico descartável valeu a cinco alunas dos Salesianos do Estoril um lugar na final do concurso “A Empresa”. A ideia foi apresentada no dia 28 de abril Junior Market Cascais, no Mercado da Vila de Cascais, juntamente com outras 25 equipas, de nove escolas participantes. A “Breacup” foi uma das três miniempresas apuradas. A “Breacup” propõe resolver um problema ambiental em eventos com grande aglomeração de pessoas, como festivais ou eventos desportivos, geradores de grandes quantidades de resíduos. As alunas procuraram um material inovador que substituísse o plástico na produção dos copos e descobriram o projeto “The Good Bottle”, da Mirpuri Foundation, que criou em colaboração com a Universidade do Minho um material de rápida decomposição, cerca de 45 dias, feito a partir de algas e amido.
A “Wetzipper” e a “Breacup” vai estar na final nacional no Porto no próximo dia 31 de maio com outras miniempresas apuradas. O vencedor terá a oportunidade de participar no Gen-E 2023, concurso europeu de jovens empreendedores que vai decorrer em Istambul, na Turquia, de 11 a 14 julho.