No último fim de semana, alunos de várias presenças salesianas participaram nas campanhas de recolhas do Banco Alimentar. A colaboração dos voluntários garantiu o sucesso de mais uma campanha.
Os Bancos Alimentares Contra a Fome recolheram no último fim-de-semana mais de 2.213 toneladas de géneros alimentares, em mais uma Campanha realizada em 2.000 superfícies comerciais de 21 regiões do País.
Os Salesianos de Manique levaram a cabo no início do mês uma ação de angariação de voluntários, com o envio de uma circular e ficha de inscrição aos Pais e Encarregados de Educação da escola. Nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro, os voluntários da escola colaboraram na recolha de bens num hipermercado de Oeiras.
Na habitual campanha de recolha de alimentos do Banco Alimentar, os Salesianos de Lisboa estiveram presentes com mais de duas centenas de voluntários dos vários ambientes que constituem esta obra Salesiana. Da comunidade educativa do colégio, aos grupos paroquiais, passando pela SOLSAL, bem como o Agrupamento de Escuteiros 79 Prazeres, todos se fizeram dom para esta grande mobilização anual que podemos resumir nas palavras de S. Mateus “tive fome e destes-me de comer” (Mt 25,35).
Segundo informação divulgada pela Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares, mais de 40 mil voluntários repartidos pelos 21 Bancos Alimentares (Abrantes, Algarve, Aveiro, Beja, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Cova da Beira, Évora, Leiria-Fátima, Lisboa, Madeira Oeste, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, S. Miguel, Terceira, Viana do Castelo e Viseu) colaboraram na campanha que decorreu no último fim de semana.
“Os bens recolhidos são distribuídos por 2.400 Instituições de Solidariedade Social, que os entregam a cerca de 380 mil pessoas com dificuldades económicas comprovadas, sob a forma de cabazes ou de refeições confecionadas”, esclarece o Banco Alimentar Contra a Fome.