Angadikadavu

Angadikadavu, Índia: Alunos constroem casas para famílias necessitadas

Os alunos da Faculdade Dom Bosco de Angadikadavu constroem casas para famílias necessitadas ao abrigo de um programa de voluntariado. Uma das casas foi entregue a uma mãe com um filho.

Os estudantes da Faculdade de Artes e Ciências Dom Bosco, localizada em Angadikadavu, uma cidade em Kerala, na Índia, construíram uma casa para uma mãe e para o seu filho ao abrigo de um programa do estado de serviço comunitário.

O National Service Scheme (NSS) é um programa de voluntariado criado no centenário do nascimento de Mahatma Gandhi em 37 universidades englobando 40.000 estudantes. Hoje o NSS conta com cerca de 3,86 milhões de jovens estudantes inscritos em 41.442 programas, espalhados por quase 400 universidades, mais de 16 mil Faculdades e Institutos Técnicos e mais de 28.500 Escolas Superiores em todo o país.

O programa faz parte da formação dos jovens indianos para a criação de consciência social e participação no bem-estar dos mais necessitados. O programa atribui um certificado no final de dois anos de serviço social e um total de 240 horas. Anualmente o voluntário tem de dedicar 20 horas a formação e 100 horas ao serviço comunitário.

O projeto da Faculdade de Artes e Ciências Dom Bosco tem o nome Sneha Veedu, ou Casa dos Afetos. Até à data, os alunos salesianos que integram o programa de voluntariado construíram cinco casas para famílias necessitadas da zona. O financiamento para a construção veio dos estudantes e do público através de programas de angariação de fundos.

A Faculdade Dom Bosco começou em 1994 como uma faculdade paralela à Universidade de Calicute, oferecendo cursos de pré-graduação, licenciatura e pós-graduação a cerca de 600 estudantes. Em 2002, foi elevada a faculdade autofinanciada, afiliada da Universidade de Kannur. Atualmente, oferece uma série de cursos, incluindo programas de pós-graduação em aplicações informáticas, comunicação e jornalismo e trabalho social. Existem também programas em literatura inglesa e matemática, entre outras áreas de estudo. O acesso à formação profissional e aos serviços de desenvolvimento da força de trabalho é altamente valorizado na Índia.

Publicado no Boletim Salesiano n.º 604 de julho/agosto de 2024

Torne-se assinante do Boletim Salesiano. Preencha o formulário neste site e receba gratuitamente o Boletim Salesiano em sua casa.

Faça o seu donativo. Siga as instruções disponíveis aqui.

Artigos Relacionados