Bruno Sepodes, Presidente CHMP

Antigo aluno Bruno Sepodes eleito presidente do Comité de Medicamentos para Uso Humano da Agência Europeia do Medicamento

Aos 46 anos, Bruno Sepodes, antigo aluno dos Salesianos do Estoril, foi escolhido para liderar Comité de Medicamentos para Uso Humano da Agência Europeia do Medicamento.

Bruno Sepodes é especialista em farmacologia e farmacoterapia, licenciado em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (2001); Mestre em Regulação e Avaliação do Medicamento e Produtos de Saúde pela FFUL (2006); Doutor em Farmácia (Farmacologia) pela Universidade de Lisboa (2008); Agregado em Farmácia (Farmacologia e Farmacoterapia) pela Universidade de Lisboa (2014); Mestre em Saúde Pública pela Johns Hopkins University (2020). Trabalha como perito sénior no INFARMED, a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, desde 2005. É também Presidente do Comité dos Medicamentos Órfãos da Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla inglesa) desde 2012.

Bruno Sepodes colabora com a Agência Europeia do Medicamento como membro desde 2011, e tem uma vasta experiência de trabalho, nomeadamente como membro e vice-presidente do Comité de Medicamentos para Uso Humano, membro do Comité de Terapias Avançadas, membro e presidente do Comité dos Medicamentos Órfãos (COMP) e copresidente da Emergency Task Force da EMA, órgão consultivo e de apoio que se ocupa das atividades regulamentares na preparação e durante uma emergência de saúde pública, como uma pandemia. Bruno Sepodes integrou o comité de peritos europeu que avaliou as vacinas contra a Covid-19.

Artigos Relacionados