Antigo Aluno Flávio Vara publica “Sacramomentos”

Flávio Vara publicou “Sacramomentos”, uma coleção de poemas, pela editora Poesia Impossível. O Antigo Aluno Salesiano é natural do nordeste transmontano, onde passou a infância e a adolescência.

Em Coimbra frequentou a Faculdade de Letras no curso de Filologia Clássica. “Abominando as liturgias demenciais e despóticas da chama praxe académica – para despotismo já bastava o salazarista –, escreveu, ainda estudante, o livro O espantalho da ‘Praxe’ coimbrã [1958], em que arrasou os dogmas e os rituais da seita que tem por insígnias a moca, a colher e a tesoura”, lê-se na biografia do autor. A polémica levou-o a prosseguir os estudos na Universidade de Lisboa, onde se licenciou, com distinção, com a tese Virgílio e a écloga portuguesa quinhentista, que lhe valeu o “Prémio Prof. Simões Neves”.

Em Sacramomentos, o autor reúne um conjunto de poemas organizados em quatro capítulos onde explora o tema da Fé, com um olhar crítico sobre o mundo em volta, feito de luz e sombras. A coleção de poemas foi publicada em 2024 pela editora Poesia Impossível.

Serrar a Velha – Por detrás dos montes, de 2022, pela mesma editora, A nata do povo: cantigas de espairecer, de escárnio e de maldizer, publicada em 2018 pela Chiado Books, e A Bem Soada Gente, de 2007, Roma Editora, completam a obra de Flávio Vara.

Artigos Relacionados