O logótipo da Jornada Mundial da Juventude foi apresentado esta sexta-feira, dia 16 de outubro, dia em que se recorda a eleição do Papa João Paulo II, em 1978. A vencedora foi a jovem designer portuguesa Beatriz Roque Antunes, que foi escolhida entre candidatos oriundos de 30 países, dos cinco continentes.
Para o desenvolvimento deste logótipo Beatriz Roque Antunes, antiga aluna dos Salesianos de Lisboa, foi buscar inspiração ao tema escolhido pelo Papa Francisco para a edição da Jornada Mundial da Juventude: “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39), e aos traços da cultura e religiosidade portuguesas. Surge assim um logótipo que é um verdadeiro convite à participação dos jovens neste evento.
A Cruz, que é o elemento central é atravessada por um caminho que recorda o relato da Visitação – tema da JMJ Lisboa 2023 -, Maria parte, pondo-se a caminho para viver a vontade de Deus, e dispondo-se a servir Isabel. A acompanhar o caminho surge uma forma dinâmica que evoca o Espírito Santo. O terço, que celebra a espiritualidade do povo português na sua devoção a Nossa Senhora de Fátima foi incluído no caminho para invocar a experiência de peregrinação, tão marcante em Portugal. Surge ainda a figura de Maria, que foi desenhada jovem para representar a figura do Evangelho de São Lucas (Lc 1, 39) e potenciar uma maior identificação com os jovens. Esta figura aparece levemente inclinada, para mostrar a atitude decidida da Virgem Maria. As cores verde, vermelho e amarelo recordam a bandeira portuguesa.
Beatriz Roque Antunes estudou design na Faculdade de Belas Artes de Lisboa e também em Londres e trabalha atualmente numa agência de comunicação, em Lisboa.